SAFRA DE SOJA SURPREENDE PRODUTORES DE BELTRÃO

20 de fevereiro de 2018

O aprimoramento da assistência técnica na cultura da soja em Francisco Beltrão está apresentando resultados satisfatórios, com redução nos custos de produção e aumento significativo da produtividade. Os produtores recebem orientação e acompanhamento dos técnicos da Prefeitura, Instituto Emater e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O trabalho tem como ênfase o manejo integrado de pragas e doenças na cultura através do monitoramento intensivo das lavouras, de forma que os defensivos agrícolas sejam utilizados no momento adequado, visando menor número de aplicações e consequentemente menor agressão ao meio ambiente.

O produtor Wilmar Vandresen e os filhos Samoel e Lucas, da Linha Guanabara, aceitaram este desafio e receberam o acompanhamento para realização de tais práticas. Inicialmente tiveram uma capacitação, com o repasse de orientações, e posteriormente foi feito o acompanhamento das lavouras para garantir bons resultados. “O suporte técnico e as orientações que recebemos foram importantes para que pudéssemos trabalhar com menor adição de defensivos, reduzindo as agressões à natureza. No início ficamos apreensivos que a colheita não fosse satisfatória, mas fomos surpreendidos e colhemos 196 sacas por alqueire, a maior produção dos últimos anos e com menores custos”, comemora Samoel Vandresen.

O engenheiro agrônomo da prefeitura, Aljian Alban, relata que os resultados do trabalho estão sendo contabilizados por toda equipe. Ao final será realizada uma reunião com o enfoque na troca de experiências obtidas durante a safra e para definir os encaminhamentos para a próxima. “Os produtores que aceitaram o desafio, no cumprimento do manejo, além de tornar a produção mais sustentável, reduziram os custos de produção sem comprometer a produtividade, garantindo o aumento na lucratividade”, afirma Aljian.

Produtores Otimistas

Os produtores de soja da região sudoeste do Paraná já começaram a colheita do grão com perspectiva de bons resultados para essa safra de verão. A safra de soja 2017/2018 foi plantada em setembro e não tinha previsão de chuvas, o que trouxe preocupação. Mas, com a colaboração do clima e a utilização desta técnica, a plantação surpreendeu e a colheita está superando as expectativas dos produtores.

No Paraná, o segundo maior estado produtor de soja, a colheita 2017/2018 avançou 13 pontos percentuais nos últimos dias e atingiu 3,325 milhões de hectares, que corresponde a 66% da área plantada de 5,071 milhões de hectares. A estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento, é que o indicador atual está acima do histórico, que é de 57%.