Revisão do Plano Diretor irá envolver população em audiências públicas

7 de abril de 2016

Secretarias de Urbanismo e Planejamento reuniram os secretários municipais para apresentar o processo de revisão do Plano Diretor

Pelo menos três audiências públicas abertas serão realizadas nos próximos meses para revisar e propor novas regras ao Plano Diretor de Francisco Beltrão. O processo de revisão do plano iniciou no ano passado por técnicos das secretarias de Planejamento e Urbanismo e o objetivo da Prefeitura é finalizar os trabalhos até dezembro.

Nesta semana, o plano de trabalho foi apresentado a todas as secretarias do governo municipal, que também estarão envolvidas nesta que será a primeira revisão do Plano Diretor desde sua elaboração, em 2007. “O Plano Diretor é a compilação de leis e regras que define como se dará a expansão demográfica do município, onde será permitido cada tipo de construção e atividade, seja comercial, industrial ou residências, e um aspecto importante que queremos trabalhar nesta revisão é com relação ao interior e meio ambiente”, explica o secretário de Planejamento, Gervásio Kramer.

A primeira audiência pública deve acontecer na segunda quinzena de abril e irá apresentar o atual plano e a metodologia de elaboração de propostas para serem acrescentadas à revisão, quando podem participar cidadãos e representantes de instituições. Nos próximos dias também será nomeada a Equipe de Trabalho Municipal (ETM), um grupo profissionais como engenheiros, arquitetos e advogados que serão os responsáveis técnicos do novo plano.

Segundo Gervásio, serão colhidas sugestões visando o “crescimento harmônico e sustentável de Beltrão” em diversas áreas como trânsito, zoneamento e uso do solo, mobilidade urbana e rural, ocupação e preservação de áreas e formas de reduzir o impacto das enxurradas dando mais permeabilidade ao solo. O processo de revisão do Plano Diretor será coordenado pela diretora do Departamento de Informação, Pesquisa e Planejamento Municipal (DIPPM), Monica Miró, e tem acompanhamento e consultoria da Lahsa.