PROGRAMA BOLSA AGENTES DE CIDADANIA TEM VAGAS

20 de fevereiro de 2018

A comissão de seleção, acompanhamento e avaliação do Programa Bolsa Agente de Cidadania realizou a reunião mensal de fevereiro para tratar de assuntos relacionados à inserção, desenvolvimento de propostas e desligamentos do programa. A comissão é formada por representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do órgão gestor da Assistência Social, do Escritório Regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família (SEDS) e do Centro da Juventude (CEJU).

O programa é desenvolvido no Ceju e custeado pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência, com base na convivência, formação e cidadania. O objetivo é incentivar e promover o protagonismo juvenil, a participação social, cidadã e a inclusão sociocultural dos adolescentes e jovens.

Além disso, eles recebem mensalmente uma bolsa auxílio no valor de R$ 210,00. Para se candidatar no programa são observados os seguintes critérios: ter idade entre 14 e 17 anos, comprovar matrícula e frequência escolar, inscrição no Cadastro Único junto ao CRAS comprovando que a renda familiar é inferior a um salário mínimo per capita e inscrição no Ceju.

Enquanto participa das atividades ofertadas no Centro da Juventude, os adolescentes podem se candidatar a função de agente de cidadania. Para isso é necessário desenvolver uma proposta de ação sobre a viabilidade de execução e se é de interesse coletivo. Estas propostas são avaliadas pela comissão. As consideradas viáveis deverão ser realizadas durante 40 horas mensais. A duração do projeto pode ser de até 2 anos e a meta para 2018 é preencher as 40 vagas.

Atualmente 17 adolescentes atuam como agentes de cidadania, desenvolvendo diversas atividades que variam de acordo com as habilidades e afinidades de cada um. Os participantes têm significativa melhoria na sua qualidade de vida, no grupo familiar e na comunidade como um todo.