PRODUÇÃO DE FRUTAS RECEBE APOIO EM BELTRÃO

8 de janeiro de 2018

A produção de frutas em Francisco Beltrão está sendo alavancada e resultando em uma ótima fonte de renda para os produtores. A prefeitura, através do Departamento de Agropecuária, está intensificando o trabalho de assistência técnica e de acompanhamento da produção frutífera do município. O engenheiro Agrônomo da prefeitura, Pedro Luis Niemies, auxilia os produtores com orientações sobre a poda correta, manejo de pragas e doenças, além de uso correto de substratos e adubação.
Um exemplo é a propriedade do casal família de Eloi e Ivanir Titon, na comunidade de Linha Piedade. Além da atividade leiteira, o casal possui uma diversidade de plantas frutíferas. A propriedade possui um parreiral com mais de 700 pés de uva que rendem em média seis mil quilos de uva Niágara das variedades branca e rosada. Além disso, eles têm mais de 100 pés de pêssego, ameixa e figo que produzem mais de quatro toneladas de frutas por ano. A comercialização é feita in natura à domicílio e numa barraca que o produtor montou nas margens da PR 483.
Seu Eloi considera de grande importância a assistência oferecida pelo Departamento de Agropecuária. “Esse apoio que recebemos tem ajudado muito especialmente na manutenção das plantas. Sem essa assistência nossa produção seria menor e a lucratividade também”, ressalta Eloi. O agrônomo da prefeitura diz que neste período do ano a produção está muito boa. “O produtor que segue corretamente as orientações está colhendo bons frutos e se conscientizando que a fruticultura também é uma ótima fonte de renda”, comenta Pedro.
#OMelhorDaquiÉANossaGente