Prefeitura quer comprar 20 alqueires para abrigar novos cursos da UTFPR e Embrapa

10 de março de 2016

O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Carlos Eduardo Cantarelli e o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto se reuniram nesta quinta-feira (10) para debater a ampliação do campus da universidade no município. Cantelmo Neto confirmou que o governo municipal tem disposição em comprar uma área de 20 alqueires ao lado do campus, localizado na linha Santa Bárbara.

“Já temos uma área em vista e a vontade política de comprá-la; agora vamos encaminhar a questão burocrática das análises do valor de mercado para adquiri-la e repassar ao Ministério da Educação para que a universidade seja ampliada”, afirmou o prefeito. “Nosso governo tem uma atuação muito forte no setor da educação, principalmente no ensino básico, mas também nos empenhamos em trazer novidades para o ensino superior público, especialmente nas áreas de engenharia e de pesquisa agropecuária, com a instalação da Embrapa, um grande marco para a região”, completou.

Também participaram do encontro os diretores dos campi de Beltrão e Pato Branco, Alexandre Alfaro e Idemir Citadin, o secretário de Desenvolvimento Rural, Nelcir Basso, e o vereador Alfonso Bruzamarello.

A nova área irá triplicar o atual espaço ocupado pela UTFPR e será destinado para construção de blocos para novos cursos que a universidade pretende abrir nos próximos anos. Em 2014, a universidade realizou audiência pública para anunciar a busca pela implantação de três novos cursos de engenharia – de Software, de Materiais e de Controle e Automação.

A ampliação vislumbra ainda a instalação da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Embrapa, que será abrigada na UTFPR.  O protocolo de intenções para instalação da unidade acontece nesta sexta pela manhã, em Beltrão, e deve contar com a presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

O reitor Carlos Eduardo Cantarelli saiu satisfeito da reunião e destacou que este é um dos primeiros passos para o fortalecimento do campus beltronense da UTFPR. “Somos hoje a maior universidade federal multicampi do Brasil graças à disposição que temos em firmar parcerias como esta, que é o primeiro passo concreto para a ampliação da oferta de cursos para a comunidade da região”, frisou. Atualmente a UTFPR de Beltrão possui 900 alunos.