Prefeitura levanta áreas com risco de alagamento e deslizamentos

1 de abril de 2014

O trabalho desenvolvido em conjunto pelas Secretarias de Assistência Social e Urbanismo está levantando as residências que podem ser afetadas por alagamentos ou deslizamentos decorrentes de fortes chuvas. O material, composto por fotos e cadastro dos moradores, servirá de subsídio ao Plano Municipal de Contingência elaborado através da Defesa Civil.

A identificação dos locais que podem sofrer com catástrofe e dos agentes envolvidos no resgate e assistência é, segundo o presidente da Defesa Civil e secretário de Urbanismo, José Carlos Vieira, fundamental para que o município esteja preparado. “O Plano de Contingência nos permitirá uma parte prática, que é a organização do socorro em caso de catástrofe, mas também de saber como prevenir, planejando investimento, inclusive com incentivos de outras esferas de governo”, explica.

O Plano de Contingência terá um cadastro completo das famílias que podem ser atingidas por alagamentos ou deslizamentos e de apoios, como locais de abrigo, equipamentos e recursos humanos que podem ser usados no socorro. Cerca de mil residências em áreas de risco estão sendo cadastradas, número que, segundo o diretor da Secretaria de Assistência Social, Anildo Krug, poderá aumentar, caso não haja nenhuma intervenção preventiva.