Unidade de Progressão é instalada na Penitenciária

13 de dezembro de 2018

Nesta quinta-feira (13) foi realizada cerimônia na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão para a instalação da Unidade de Progressão e do Escritório Social. Dentre as autoridades que prestigiaram a cerimônia, o prefeito Cleber Fontana, o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Francisco Caricati, o vice-diretor, Thorsthein Ferraz e o vereador José Carlos Kniphoff, presidente eleito do Legislativo. Os convidados foram recepcionados pelo diretor da Penitenciária, Marcos Andrade, pelo vice-diretor, Marcio Iensen e outros servidores que organizaram o evento.

O objetivo é preparar os detentos por meio do trabalho e estudo a voltarem ao convívio social após o cumprimento de pena. O Paraná é pioneiro no projeto que é considerado modelo em tratamento penal no país. O objetivo é oferecer ferramentas para ressocializar o preso, por meio da capacitação para o mercado de trabalho. Todos os presos que ingressam no projeto obrigatoriamente precisam trabalhar e estudar.

As parcerias da prefeitura com a penitenciária foram citadas e elogiadas durante a cerimônia. Neste caso o município vai ceder salas em prédio público no bairro Alvorada para o funcionamento do escritório social, por onde passarão os detentos que ingressarem no projeto. Após a cerimônia os convidados tiveram a oportunidade de visitar o presídio e conhecer todos os programas de ressocialização que são realizados no local. O projeto de Progressão é resultado de uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça, dentro do projeto “Cidadania nos Presídios” do Conselho Nacional de Justiça.

FOTO – Thorsthein, Marcos, Cleber e Caricati