Scirea testa novos ônibus e se diz otimista com melhorias do transporte coletivo

Quinze dias após o início do novo sistema de transporte coletivo de Francisco Beltrão, o prefeito em exercício, Eduardo Scirea, foi a campo acompanhar o funcionamento do novo modelo que está sendo implantado pela Prefeitura. Durante uma hora, Scirea conversou com usuários no terminal e percorreu uma das linhas acompanhado por repórteres, a quem declarou estar otimista com as mudanças programadas para o sistema.

“A partir de agora é que os usuários começarão a sentir as melhorias do processo de modernização do sistema, com a ampliação de linhas e horários, agilizando o tempo de deslocamento e disponibilizando mais veículos, e a implantação do cartão eletrônico, mas tudo de forma gradativa nos próximos meses”, explicou o prefeito em exercício.

O novo modelo de transporte coletivo começou a operar em Beltrão dia 1º de janeiro. Desde então, somente uma empresa – a Guancino – passou a operar todo o sistema, com veículos mais novos e acessibilidade para cadeirantes. Além disso, a empresa montou um escritório no Shopping Aquárius para atender os usuários e nas próximas semanas inicia a implantação de novas linhas.

Durante o percurso, Scirea destacou que a Prefeitura também irá melhorar as condições das vias que servem de rota do transporte coletivo e instalar novos pontos de ônibus pela cidade. “A Prefeitura está recebendo R$ 1,3 milhão pela concessão do serviço e todo esse dinheiro será aplicado na melhoria do próprio sistema de transporte urbano”, frisou.

Alterações em linhas

Já neste sábado será colocada em prática a primeira ampliação: as linhas do bairro Padre Ulrico e Conjunto Esperança passam a ser feitas no sábado de manhã com horários de dias da semana, aumentando a frequência. No dia 25, uma segunda-feira, a Guancino eliminará o chamado modelo de cruzamento de linhas, em que os ônibus saem do terminal, vão para um bairro, retornam ao terminal e vão para o outro lado da cidade. A partir desta data, as linhas começam e terminam no terminal, o que agilizará e organizará melhor o deslocamento dos ônibus.