Reunião com a direção da penitenciária

9 de janeiro de 2017

O prefeito Cleber Fontana (PSDB) se reuniu com a direção da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão para debater a retomada do projeto que prevê a utilização de detentos do regime semiaberto na prestação de serviços para a Prefeitura. O projeto funcionou até agosto do ano passado, quando acabou desativado. Os detentos fazem trabalhos de limpeza de ruas e praças, além de outros serviços do setor de urbanismo.

Em conversa com o diretor da instituição penal, Marcos Andrade, ficou decidido que o programa terá um novo modelo de gestão, incluindo o acompanhamento de um agente penitenciário. O objetivo é ter um controle maior sobre os envolvidos no projeto. O próximo passo será debater o assunto com o Poder Judiciário e Promotoria Pública, que também acompanham o desenvolvimento da iniciativa. Na última etapa do programa, em 2016, cerca de 50 presos chegaram a participar.

A prefeitura fornece alimentação, transporte e pagamento mensal de um valor equivalente a 75% de um salário mínimo por detento para o Fundo Penitenciário. Os detentos tem a oportunidade de um rendimento mensal e redução da pena devido a prestação de serviços. Também participaram da reunião Alaércio Corazza, secretário de Gabinete, Marcio Iansen, vice-diretor da penitenciária, Osvaldo Soares da Cunha, chefe de segurança e disciplina, e Francisco Corrêa, chefe da divisão de ocupação e qualificação da penitenciária.