Prefeitura quer homenagear dom Agostinho Sartori e Natalino Faust em novas avenidas

31 de julho de 2015

Prefeito Cantelmo Neto entregou as propostas à presidente da Câmara, Elenir Maciel, que colocará os projetos em votação

Dois trechos de rodovias que passaram para a responsabilidade do governo municipal recentemente poderão homenagear importantes personagens da região.  Os projetos de lei assinados pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto sugerem que a rodovia PR-892 receba o nome de avenida Dom Agostinho José Sartori e a PR-180 seja denominada avenida Natalino Faust.

Os projetos foram levados pessoalmente à presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel, pelo prefeito Cantelmo Neto, que defendeu a aprovação das propostas. “A sugestão de nomear estes dois trechos que passarão a ser avenidas é, além de uma homenagem, o reconhecimento póstumo de duas importantes figuras que tiveram uma atuação exemplar na religião e política e que contribuíram para o desenvolvimento da Francisco Beltrão de hoje”, argumentou o prefeito.

Pelos projetos, o trecho entre o trevo da Água Branca e o trevo da Cattani receberá o nome do ex-bispo, dom Agostinho Sartori, e a via entre os trevos do Pinheirinho e do Miniguaçu a do empresário Natalino Faust. Os dois trechos estavam sob responsabilidade do Estado e foram municipalizados nos dois últimos anos.

Perfis

Dom Agostinho Sartori foi bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão entre 1970 e 2005. Nascido em Campos Novos (SC), dedicou toda sua vida à religião, se tornando Frei Capuchino, e marcando seu episcopado como uma das figuras mais carismáticas da região. Faleceu em 2012, aos 83 anos.

Natalino Faust também sempre esteve ligado Igreja Católica, mas como um incentivador, participando da instalação da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão e de outros movimentos. Nascido em Grão Pará (SC), fixou residência em Beltrão em 1959, onde atuou em atividades empresariais – sendo um dos fundadores da Acefb – e em cargos políticos. Faleceu em 2013.