Prefeitura pede nova proposta para Hospital São Francisco continuar no Sus

12 de janeiro de 2015

Prefeito Cantelmo Neto enviou a notificação nesta segunda, antes de passar o cargo ao vice, Eduardo Scirea, e mesmo licenciado irá acompanhar a questão

Uma notificação enviada ao Hospital São Francisco pela Prefeitura de Francisco Beltrão pede se há possibilidade da instituição reconsiderar o pedido de descredenciamento do Sus feito na semana passada e ainda solicita uma nova proposta com os valores necessários para manutenção do atendimento através do sistema público.

“É obvio que ninguém quer que as pessoas deixem de ser atendidas de forma gratuita, mas um município do porte de Beltrão não pode ficar refém do hospital, temos que procurar alternativas e dialogar, por isso estamos agora buscando saber em termos de valores o quanto é o ideal para que o São Francisco continue no Sus  e se podemos pagar”, explicou o prefeito Cantelmo Neto nesta segunda-feira (12).

Durante o evento de transmissão de cargo ao vice, Eduardo Scirea, Cantelmo Neto explicou que a Prefeitura sempre esteve de portas abertas para negociar com o hospital.

Em 2014, os valores pagos pelo Município para manter o suporte de urgência e emergência foram elevados para R$ 100 mil e no final do ano uma nova proposta de pagamento de R$ 164 mil pela Prefeitura e R$ 180 mil pelo Estado não foi acatada pela direção do hospital, que decidiu pedir o descredenciamento por considerar os valores da tabela do Sus defasados.

“Se a questão são os valores repassados pelos municípios para manter a urgência e emergência, podemos avaliar a possibilidade de aumentar os repasses, mas se é o valor pelos procedimentos através da tabela do Sus, não teremos como intervir, pois essa é uma crise nacional que está provocando o descredenciamento de diversas instituições de saúde”, enfatiza o prefeito.

Agora, Neto estará de licença pelos próximos 20 dias, mas continuará acompanhando a questão, que também envolve outros municípios da região que enviam pacientes ao São Francisco. A direção do hospital deve responder a notificação da Prefeitura até dia 30 de janeiro.