Prefeito Decreta Luto Oficial

9 de fevereiro de 2018

Nesta sexta-feira (09) o prefeito Cleber Fontana decretou Luto Oficial devido a morte do Bispo Dom Agenor Girardi, de 66 anos, ocorrida na noite desta quinta-feira (08), às 22h30, em União da Vitória. “Dom Agenor teve parte de sua formação religiosa em Francisco Beltrão, atuou aqui por muitos anos e realizou um excelente trabalho espiritual com nossa comunidade”, justifica o prefeito.

Também lembra quer Dom Agenor foi fundador da Jornada Jovem em Beltrão, ainda na década de 70. “É uma perda irreparável e sentida por toda a nossa comunidade”, enfatiza o chefe do executivo. Dom Agenor está sendo velado da Catedral de União da Vitória, local onde será sepultado neste sábado (10), às 10h00.

Dom Agenor nasceu no dia 2 de fevereiro de 1952 em Orleães, Santa Catarina. Em 1966 ingressou no Seminário São José dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, em Francisco Beltrão. Cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em São Paulo. Em 1974, quando era seminarista, participou da Jornada Jovem em Anita Garibaldi, Santa Catarina, e lá conheceu esse movimento.

Em 1975 foi o fundador da 1ª Jornada Jovem em Francisco Beltrão. Desde então tornou-se a principal referência da Jornada em nosso município. Inclusive, após ordenado sacerdote, foi diretor espiritual desse movimento e ajudou a implantar a jornada jovem em vários estados, dentre eles o Rio Grande do Sul, no período em que exerceu a função de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

Em 1978 fez o noviciado em São Paulo e nos anos seguintes cursou teologia também na capital paulista. Formou-se como mestre em teologia e espiritualidade pela Universidade Gregoriana de Roma. Também mestre em teologia da vida consagrada pelo Instituto Claretiano de Roma. Dom Agenor fez os primeiros votos religiosos em 2 de fevereiro de 1979, em São Paulo. No dia 1º de fevereiro de 1982 fez os votos perpétuos também em São Paulo.

Recebeu o diaconato em 09 de maio de 1982, das mãos de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na Vila Formosa, São Paulo. Sua ordenação sacerdotal aconteceu aqui em Francisco Beltrão, em 05 de setembro de 1982, das mãos de Dom Agostinho José Sartori. Durante seis anos foi reitor do Seminário Menor São José em Francisco Beltrão. No período de 1991 a 1995 exerceu o cargo de mestre de noviços em Pirassununga, Estado de São Paulo. Por três anos Dom Agenor trabalhou na Conferência dos Religiosos do Brasil, no Rio de Janeiro, na coordenação do Centro de Teologia e Espiritualidade, no período de 1996 a 1998. De 1999 a 2001 foi reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Bairro Pinheirinho, em Curitiba.

Retornou a Francisco Beltrão em 2001 e até 2010 atuou na Paróquia São José, no Bairro Vila Nova. Inicialmente como vigário paroquial e depois como pároco. Neste período Dom Agenor trabalhou na orientação de retiros e cursos em muitas congregações religiosas do Brasil. Foi assessor do setor juventude da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, membro do Conselho de Presbíteros e decano diocesano da Coordenação Pastoral do Decanato de Beltrão. Em 2011 assumiu um novo desafio em sua vida religiosa. De 08 de abril de 2011 a 11 de junho de 2015 atuou como Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre. No dia 12 de junho de 2015 assumiu como Bispo titular da Diocese de União da Vitória.