Prefeito Cantelmo Neto recebe comissão do Sindisem e debate pauta da categoria

26 de fevereiro de 2015

Sindicalistas foram recebidos nesta quinta pelo prefeito Cantelmo Neto; ponto mais polêmico da pauta é o pedido de aumento salarial em 13%

Uma comissão com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Francisco Beltrão (Sindisem) foi recebida nesta quinta-feira (26) pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto para debater a pauta de reivindicações da categoria, que exige a criação imediata de uma comissão de acompanhamento do plano de carreira e aumento salarial de 13%.

A criação da comissão é uma das etapas já contempladas no planejamento do plano de carreira, que está em vigor desde janeiro do ano passado. “Quando sancionamos o plano, tínhamos ciência de que algumas questões poderiam gerar dubiedade de interpretação ou necessidade de adequação, por isso estipulamos o prazo de 30 de março deste ano, período em que poderíamos ter uma ideia do impacto do plano da folha contando os avanços e reajuste de data base, para criar esta comissão de avaliação e debater com a categoria as alterações necessárias”, explicou o prefeito aos sindicalistas.

O secretário de Administração, Saudi Mensor, e a equipe jurídica da Prefeitura acompanharam o encontro, que estava marcado desde o início da semana para a quarta-feira e teve de ser adiado em função da mobilização de prefeitos para buscar solucionar a paralisação de caminhoneiros. Uma nova reunião entre Prefeitura e Sindisem acontecerá na manhã de segunda-feira (2), mesmo dia em que a categoria realiza assembleia.

Nesta quinta-feira, a Prefeitura recebeu o indicativo de greve dos servidores, documento que estabelece que, dependendo do resultado das negociações, a categoria pode entrar em greve. Em janeiro, quando o Sindicato foi recebido pelo governo municipal, o então prefeito em exercício, Eduardo Scirea, esclareceu que outros pontos da pauta de reivindicação, como os voltados a segurança do trabalho para os funcionários, já estão sendo encaminhados.

O ponto mais polêmico da pauta é o pedido de aumento de 13% no salário dos servidores. De acordo com o prefeito Cantelmo Neto, o plano de carreira corrigiu uma defasagem histórica no salário de várias categorias e um reajuste tão alto poderia comprometer as finanças do Município.

A sinalização é de que a Prefeitura reajuste o salário dos servidores usando como base o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que em 2014 foi de 6,5% e corrige as perdas decorrentes da inflação. “Nos últimos anos, os servidores só receberam reajuste acima da inflação em anos de eleição municipal; nossa preocupação é de que a estagnação salarial gere perdas para os servidores, por isso, na contramão de outras esferas governamentais que estão retirando direitos de trabalhadores, vamos conceder um reajuste que corrige a inflação do ano”, afirma Neto.