Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Oficializado Grupamento de Bombeiros em Beltrão

Publicado em

Uma cerimônia realizada na tarde de terça-feira (04), no auditório da Amsop, oficializou a elevação do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão de 3º Subgrupamento para o 10º Grupamento. Além de autoridades locais, comandantes estaduais dos Bombeiros e da Polícia Militar prestigiaram o evento. É o único Grupamento do Sudoeste, com abrangência em 27 municípios e responsável pelo atendimento de 357 mil pessoas.

Durante pronunciamento, o prefeito Cleber Fontana enalteceu a importância da corporação e os investimentos realizados em parceria com o município. “Além desta conquista, neste ano entrou em funcionamento o Posto de Bombeiro da Cidade Norte, com investimento de quase R$ 1 milhão, com um retorno fantástico para a população, em função da agilidade nos atendimentos para os moradores daquela região”, destaca o prefeito. A sede do Grupamento, no bairro Cristo Rei, também passa por reformas.

O major Heitor Soster, comandante dos Bombeiros, comenta que esta elevação significará no futuro uma maior estrutura da corporação, não só em Beltrão, mas em toda a microrregião. “Certamente seremos contemplados com mais homens, viaturas e equipamentos. A criação do Grupamento é uma conquista história para a nossa região”, enfatiza o comandante.

Durante a cerimônia foram homenageados o Coronel Adilson Castilho Casitas, Assessor Especial de Governo, que representou a governadora Cida Borghetti, e o Coronel Edemilson de Barros, comandante do Corpo de Bombeiros no Paraná. O Grupamento foi criado por meio do Decreto Estadual 11.681/2018, assinado no dia 12 de novembro.

A mesa de honra contou com as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana; vice-prefeito Antonio Pedron; Coronel Adilson Castilho Casitas (Assessor Especial de Governo); Coronel Antonio Zanatta Neto (Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná); Coronel Edemilson de Barros (Comandante estadual do Corpo de Bombeiros); Tenente-Coronel Nelson Ademar Piske (Chefe da 1ª Seção do Estado-Maior da Polícia Militar); Tenente-Coronel Samuel Prestes (Chefe da 3ª Seção do Estado-Maior da Polícia Militar); Tenente-Coronel Jorge Artur Cameu Junior (Comandante do 12º Batalhão de Bombeiro Militar de São Miguel do Oeste (SC); Major Heitor Soster (Comandante do 10º Grupamento de Bombeiros); Major Edson Cechinel (Comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar); Dr. Valderes Scalco (Delegado Chefe da 19ª SDP); Beto Arisi (Assessro da Associação dos Municípios do Sudoeste); Tarsizio Bonetti (Presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão).

Histórico

O CORPO DE BOMBEIROS INICIOU SUAS ATIVIDADES EM FRANCISCO BELTRÃO NO DIA 14 DE DEZEMBRO DE 1977, COM A INSTALAÇÃO DO 2º SUBGRUPAMENTO DE INCÊNDIO (2º SGI), COM JURISDIÇÃO SOBRE FOZ DO IGUAÇU, CASCAVEL, GUARAPUAVA E SALTO SANTIAGO. A UNIDADE FOI CRIADA POR MEIO DE CONVÊNIO DO ESTADO, PELO ENTÃO GOVERNADOR DO PARANÁ, JAYME CANET JÚNIOR, COM A PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO, PELO PREFEITO JOÃO BATISTA ARRUDA.

SUA PRIMEIRA SEDE FOI INSTALADA NA RUA GOIÂNIA, ATUAL RUA GIOCONDO FELIPE, NO BAIRRO VILA NOVA. SEU PRIMEIRO COMANDANTE FOI O CAPITÃO ALMIR MOREIRA, CONTANDO COM UM EFETIVO DE VINTE E SETE BOMBEIROS, UM VEÍCULO CHEVETTE PARA O SERVIÇO ADMINISTRATIVO E TRÊS VIATURAS AUTO BOMBA TANQUE (ABT).

EM 22 DE MAIO DE 1978 A SEDE DO 2º SGI FOI TRANSFERIDA PARA CASCAVEL E O POSTO DE BOMBEIROS DE FRANCISCO BELTRÃO RECEBEU DENOMINAÇÃO DE 4ª SEÇÃO DE COMBATE À INCÊNDIO (4ª SCI). POSTERIORMENTE REBAIXADA PARA 3ª SUBSEÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO, DA 3ª SCI DO 2º GRUPAMENTO DE INCÊNDIO DE PONTA GROSSA.

EM 13 DE MARÇO DE 1985 A (ORGANIZAÇÃO DE BOMBEIRO MILITAR FOI DESIGNADA COMO 2ª SEÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO DO 3º SGI, SUBORDINADO AO 4º GI DE CASCAVEL. EM JUNHO DE 1988, FOI DOADO PELA PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO UM TERRENO PARA INÍCIO DAS OBRAS DO POSTO AVANÇADO NO BAIRRO CRISTO REI, QUE FOI CONSTRUÍDO COM MÃO DE OBRA EXCLUSIVA DOS BOMBEIROS.

A MAIORIA DOS MATERIAIS FOI DOADO POR EMPRESAS DO MUNICÍPIO, SENDO INAUGURADO EM 11 DE NOVEMBRO DE 1988. NO MESMO PERÍODO FOI TAMBÉM DESENVOLVIDA UMA CAMPANHA PARA A AQUISIÇÃO DE UM BARCO DE ALUMÍNIO, COM MOTOR DE POPA (25 HP), CARRETA DE TRANSPORTE E ROUPAS PARA MERGULHO.

EM FEVEREIRO DE 1995 A 2ª SCI PASSOU A DENOMINAR-SE DE 2ª SEÇÃO DE BOMBEIROS DO 3º SGB, AINDA SUBORDINADO AO 4º GB DE CASCAVEL. EM DEZEMBRO DE 1997 A SEDE DO COMANDO MUDOU-SE PARA O POSTO CRISTO REI, PASSANDO A TER JURISDIÇÃO TAMBÉM SOBRE O DESTACAMENTO DOIS VIZINHOS.

NO DIA 18 DE MARÇO DE 2011 A UNIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO FOI ELEVADA A 3º SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS INDEPENDENTE (3º SGBI), PELO ENTÃO GOVERNADOR ORLANDO PESSUTI, ATUANDO EM 27 MUNICÍPIOS DO SUDOESTE, COM 03 SEÇÕES DE BOMBEIROS, SENDO A 1ª EM FRANCISCO BELTRÃO, A 2ª EM DOIS VIZINHOS E A 3ª EM CAPANEMA, APOIADOS POR 06 POSTOS DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS QUE FUNCIONAM EM AMPÉRE, SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE, PLANALTO, REALEZA, SALTO DO LONTRA E SÃO JORGE DO OESTE. ATUALMENTE O 3º SGBI POSSUI UM EFETIVO DE 99 MILITARES.

NESTE ANO FOI INAUGURADO O POSTO DE BOMBEIROS SUBTENENTE DELACIR VENTURA, NA CIDADE NORTE. A NOVA ESTRUTURA, CONSTRUÍDA COM RECURSOS DO FUNREBOM – FUNDO DE REEQUIPAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS, A CHAMADA “TAXA DE COMBATE A INCÊNDIO”, POSSUI ÁREA DE 475 METROS QUADRADOS.

FORAM INVESTIDOS NA OBRA MAIS DE R$ 800 MIL. ESTE POSTO ATENDE NÃO SÓ A PARTE NORTE DE FRANCISCO BELTRÃO, MAS TAMBÉM COLABORA PARA DIMINUIR O TEMPO-RESPOSTA AOS MUNICÍPIOS PRÓXIMOS A ESTA REGIÃO, ALÉM DE ATENDER O FUTURO CONTORNO RODOVIÁRIO QUE ESTÁ EM CONSTRUÇÃO.

NO ANO DE 2017 FORAM ATENDIDAS 4.545 OCORRÊNCIAS NA REGIÃO NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO OPERACIONAL ENTRE INCÊNDIOS AMBIENTAIS E URBANOS, BUSCA E SALVAMENTO, ATENDIMENTOS PRÉ-HOSPITALARES, ATENDIMENTOS A ACIDENTES EM MEIOS DE TRANSPORTE, VISTORIAS E PREVENÇÃO À INCÊNDIOS, SERVIÇO DE GUARDA-VIDAS, ENTRE OUTROS. EM 2018, ATÉ AGORA, FORAM MAIS DE 3.800 OCORRÊNCIAS E 2.400  VÍTIMAS. TAMBÉM FORAM REALIZADAS MAIS DE 8.500 VISTORIAS PREVENTIVAS.

ATUALMENTE O QUARTEL CENTRAL ESTÁ PASSANDO POR REFORMAS COM RECURSOS ORIUNDOS DO FUNREBOM, ARRECADADOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO. A PARCERIA ENTRE O CORPO DE BOMBEIROS E O MUNICÍPIO TEM SIDO FUNDAMENTAL PARA A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO A POPULAÇÃO BELTRONENSE.

AO COMEMORAR OS 41 ANOS DE ATIVIDADES EM FRANCISCO BELTRÃO, A UNIDADE É AGRACIADA COM A ELEVAÇÃO PARA 10º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS, O PRIMEIRO DO SUDOESTE DO PARANÁ E TEM SOB SUA RESPONSABILIDADE MAIS DE 357 MIL PESSOAS QUE RESIDEM NOS 27 MUNICÍPIOS DE SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.  O 10º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS FOI CRIADO ATRAVÉS DO DECRETO ESTADUAL Nº 11.681, ASSINADO PELA GOVERNADORA CIDA BORGHETTI EM 12 DE NOVEMBRO DE 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.