Na Acefb, prefeito Cantelmo Neto destaca benefícios do Prodetec

7 de outubro de 2014

No encontro com empresários, prefeito também destacou o projeto de modernização do aeroporto e elogiou o Tá na Mesa

Desde o início do ano, uma nova legislação municipal está regulamentando a concessão de espaços públicos a empresas que queiram se instalar em Francisco Beltrão. É o chamado Programa de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Prodetec), que formalizou uma ideia surgida entre os próprios empresários beneficiados e que foi tema central da apresentação do prefeito Antonio Cantelmo Neto na reunião semanal da Associação Empresarial (Acefb), nesta terça-feira (7).

“A lei do Prodetec cria uma visão mais holística sobre a função do poder público enquanto ente que cede um espaço que deve ser utilizado pelos empreendedores como um estímulo ao seu empreendimento e não deve ser confundido com o sustento ad eternum”, explicou o prefeito a empresários de vários segmentos, considerando ainda que o programa é uma adequação ao que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Prodetec estipula que empreendedores instalados em terrenos da Prefeitura se reúnam em associação e possam adquiri-los através de incentivos. O dinheiro vai para um fundo que financiará a compra de novas áreas que serão permutadas com a Prefeitura, cedidas a outros empresários e estes também as comprarão e assim por diante. “É como se fosse um ciclo, em que o empresário recebe um incentivo para se estabelecer, cresce, compra o terreno e possibilita que outros empreendedores também tenham a mesma oportunidade”, completou Neto.

O prefeito lembrou ainda que tal política de concessão de espaços e benefícios deve ser mantida porque garante a geração de empregos e receitas importantes para obras e ações do poder público.

Carta do Sudoeste e aeroporto

Também durante a reunião, que foi coordenada pelo presidente interino da entidade, Tarcisio Bonetti, o prefeito citou a notícia recebida esta semana da ampliação do Ceonc – que mais que dobrará a capacidade de leitos – e elogiou o Tá na Mesa, iniciativa da Acefb que debateu as prioridades da região com os três principais candidatos ao governo do Estado. “Essa organização destaca o nível de politização do Sudoeste e nos coloca, definitivamente, no mapa do Paraná”, disse.

Cantelmo Neto ainda comentou sobre o evento de lançamento do projeto de modernização do aeroporto Paulo Abdala, que acontece nesta quinta-feira, às 9 horas, na Amsop.