Liberados mais R$ 16 milhões para contenção de cheias

22 de junho de 2018

Nesta semana o Governo do Estado depositou mais R$ 16 milhões em uma conta especial da Prefeitura de Francisco Beltrão, recursos que serão aplicados no projeto de contenção de cheias. Mais de R$ 30 milhões já tinham sido depositados. Agora os R$ 46 milhões e 680 mil previstos para os projetos estão integralmente liberados. Os recursos foram viabilizados pelo deputado estadual Ademar Traiano, presidente da Assembléia Legislativa.

No momento a empresa contratada através de licitação está elaborando os projetos. Este etapa deverá ser concluída nos próximos 30 dias. A partir daí será licitada a empresa que irá executar as obras do túnel, que terá 1.300 metros de extensão, aprofundamento do fundo do Rio Marrecas e a construção das bacias de contenção a montante da cidade.

Desta maneira, o projeto deverá cumprir a sua função de minimizar e praticamente zerar os alagamentos em épocas de excesso de chuvas, quando geralmente o Rio Marrecas sai do seu leito normal e represa outros rios e córregos que atravessam a cidade. O prefeito Cleber Fontana se mostra satisfeito porque os valores estão garantidos e depositados nesta conta da prefeitura. “O trabalho do deputado Traiano foi decisivo nas liberações. Seria impossível fazer uma obra desta grandeza com recursos próprios do município. O deputado Traiano conseguiu viabilizar uma obra que vai ficar na história e resolver um problema histórico enfrentado pela nossa população”, enfatiza Cleber.

O projeto será dividido em etapas. A primeira delas será a construção do túnel para ligar o Córrego Urutago, do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior até o Rio Marrecas, passando por baixo do Bairro Padre Ulrico. Existe uma declividade entre o início e o fim do túnel de 27 metros, permitindo o escoamento do excesso de água. O túnel terá capacidade de vazão de 285 metros cúbicos por segundo. Os passos seguintes serão o aprofundamento do leito do Marrecas e a construção das bacia de contenção. Será a maior obra para esta finalidade que será construída no interior do Paraná.