Encontro Sobre Curso de Medicina

10 de março de 2017

Questões pontuais em relação ao curso de medicina da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, foram debatidas em reunião realizada na manhã de desta sexta-feira (10) na prefeitura de Francisco Beltrão. O encontro foi realizado à pedido do prefeito Cleber Fontana e contou com a participação dos deputados estaduais Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa, e Wilmar Reichembach (PSC), da vereador Elenir Maciel (PP), presidente da Câmara, do vereador José Carlos Kniphoff (PDT), vice-prefeito Antonio Pedron (PSC), direções da Unioeste, Hospital Regional, 8ª Regional de Saúde, secretaria municipal de Saúde e do Diretório Acadêmico do curso.

A questão do local estágio dos acadêmicos de medicina é o pleito. A principal estrutura a ser utilizada é do Hospital Regional, mas a prefeitura também está de portas abertas através da UPA e centros de saúde. Outra negociação é com o Hospital São Francisco. O deputado Traiano disse ao final do encontro que as pendências praticamente estão resolvidas e, por meio das forças políticas do município, nos próximos dias a solução será definitiva.

O deputado Reichembach considerou que a questão é séria e precisa de solução urgente, mas enfatizou que “viabilizar o curso para Beltrão foi muito mais difícil do que resolver esta pendência”. O prefeito Cleber também se mostrou satisfeito e confirmou que nos próximos dias as tratativas terão continuidade na capital do Estado, com a presença das lideranças de Beltrão e representantes do Governo do estado.

Investimentos em infraestrutura

Após a reunião na prefeitura o prefeito Cleber e os deputados Traiano e Reichembach visitaram o prédio do curso, no bairro Água Branca. Estão sendo investidos mais de R$ 20 milhões na obra e equipamentos. Alguns prédios já estão prontos e recebendo os equipamentos. Outra parte está em obras. A previsão é que o local comece a ser utilizado pelos acadêmicos em abril.

“O curso de medicina de Francisco Beltrão terá em breve uma das melhores estruturas do Brasil e também será destaque no País devido ao grande investimento feito pelo Governo do Estado e as parcerias com a prefeitura”, enfatizou o prefeito Cleber. O deputado Traiano lembrou da luta e mobilização para a conquista do curso e reafirmou que as forças políticas de Beltrão e o apoio do Governo do Estado farão com que qualquer pendência seja resolvida o mais breve possível.