Começam obras do Contorno

9 de fevereiro de 2018

O governador Beto Richa autorizou na quinta-feira (08) o início das obras de mais um contorno Francisco Beltrão, com extensão 5,2 quilômetros, ligando as PRs PR 180, na saída para Dois Vizinhos, e PR 483, saída para Cascavel.  O Governo do Estado vai investir R$ 30,6 milhões na obra, recursos viabilizados pelo deputado estadual Ademar Traiano, presidente da Assembléia Legislativa.

O contorno rodoviário vai desafogar o trânsito de caminhões de dentro da cidade, trazendo mais segurança para a população. Durante a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para o início da execução do projeto, o prefeito Cleber Fontana lembrou que a obra era aguardada há décadas e vai se tornar realidade devido a afinidade da administração municipal com o Governo do Estado e da força política dos deputados que representam o município.

O contorno terá dois viadutos, no entroncamento com as duas rodovias, duas faixas, acostamentos com 2,5 metros de largura e mais de dois quilômetros de terceiras faixas. Também será construída uma ponte de 60 metros de comprimento sobre o Rio Santa Rosa, além de acessos ao Distrito Industrial Irineu Montemezzo, à comunidade Linha São Marcos e na Estrada Velha do Picadão. A Dalba Engenharia venceu a licitação e será a  responsável pelas obras, com prazo estipulado para conclusão de 18 meses.

Em seu discurso o Governador Beto Richa destacou a importância desta obra, comentou vários outros investimentos do Governo do Estado em Beltrão e na região, além de garantir o repasse de R$ 1,7 milhão para a conclusão das obras do prédio do curso de Medicina do campus local da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A implantação do curso foi autorizada por Richa em 2012.

Além de Richa, Traiano e Cleber, também participaram do ato o deputado estadual Wilmar Reichembach, o deputado federal Assis do Couto, o secretário estadual de Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, a vereadora Elenir Maciel, presidente da Câmara, os vereadores Leo Garcia, Silmar Gallina e José Carlos Kniphoff, o suplente Ademir Walendolff, o vice-prefeito Antonio Pedron, o ex-prefeito Vilmar Cordasso, o superintendente regional do DER, Nelson Faraht, lideranças comunitárias, empresariais e religiosas, além da comunidade, principalmente da Cidade Norte.