PIONEIROS E EXÉRCITO RECEBEM HOMENAGEM

25 de outubro de 2017

Com a presença do prefeito Cleber Fontana, do General de Brigada Marcos de Sá Affonso das Costa, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, e várias outras autoridades, o Espaço da Arte ficou completamente lotado na noite desta terça-feira, 24, quando foi realizada a solenidade de homenagem pelos 60 anos da Revolta dos Posseiros e de instalação do Exército em Francisco Beltrão.  A iniciativa é da Administração Municipal, através do Departamento de Cultura. Dezenas de pioneiros e militares da reserva receberam uma lembrança alusiva à data.

“O objetivo é demonstrar o nosso carinho, respeito e gratidão aos nossos desbravadores e ao Exército, que faz parte da história de Francisco Beltrão e do Sudoeste. Reviver e comemorar esta história linda de nosso município é de fundamental importância”, definiu o prefeito Cleber Fontana. Ele também anunciou que a partir do próximo ano a administração municipal deve intensificar iniciativas de divulgação da história do município e dos seus pioneiros.

No início da solenidade foi exibido um vídeo com fotos do início da colonização e da Revolta de 57, bem como um texto narrando os fatos da época. Esse material também mostrou a história do Exército no município, desde a sua instalação definitiva, também em 1957. Na sequência cerca de 20 pioneiros ou seus representantes receberam a homenagem.

Dezenas de militares da reserva também foram contemplados com a homenagem. Além disso, foram homenageados os Oficiais e Praças do Exército, representados pelo major Luiz Roberto Gonçalves e pelo sargento Marcos Gibson Antunes Mulina. Na entrada do Espaço da Arte foi montada uma exposição sobre esses 60 anos de história.

Além do prefeito Cleber e do general Marcos de Sá, a frente de honra contou com as presenças da presidente da Câmara de vereadores, Elenir Maciel, e os vereadores Franciele Schmitz e Rodrigo Inhoatto,  do comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Major Luiz Fernando Coradini, do representante dos pioneiros, Delvino Donatti, da diretora do Departamento de Cultura, Mariah Ivonete Silva, e do o professor/doutor e historiador Ismael Vanini.