Novo caminhão está agilizando manutenção da iluminação pública

Conjunto do caminhão e elevador hidráulico foi adquirido está operando há dois meses na cidade

As manutenções são feitas de forma mais rápida e segura. Esta é a constatação dos primeiros dias de utilização do caminhão equipado com elevador hidráulico, adquirido pela Prefeitura com recurso da iluminação pública e que é utilizado para a manutenção do serviço em toda a cidade.

Nestes primeiros 60 dias, o secretário de Urbanismo José Carlos Vieira já constatou que o tempo de manutenção diminuiu, o que possibilita aumentar a quantidade de atendimentos deste tipo. “Nós estamos otimizando o tempo de troca de uma lâmpada ou reator e, com isso, conseguindo atender praticamente todos os serviços demandados”, explica Vieira.

Os concertos são feitos a partir das solicitações que chegam até a Secretaria de Urbanismo informando o local em que há defeitos na iluminação pública. A metodologia e o investimento estão dando tão certo que a Prefeitura já montou mais uma equipe e está adquirindo outro caminhão para auxiliar na manutenção da iluminação pública.

O caminhão comprado recentemente é um Volkswagen 5-150, mas a novidade é o cesto com elevador hidráulico, que facilita em muito a elevação até o poste, feita antes com uma escada de operação manual. “Nem comparar a segurança que é com o elevador”, admite o eletricista Erico.

O mecanismo do cesto com elevação hidráulica foi feito dentro dos padrões exigidos pela Copel por uma empresa do Rio Grande do Sul e custou R$ 91 mil, quase o mesmo preço pago pelo caminhão, R$ 94 mil.

A dona Lurdes Kugler elogiou o trabalho feito em um poste na frente de sua casa, no bairro São Cristóvão, que há cerca de um mês estava com o reator danificado. “É melhor assim, que eles vêm, estacionam o caminhãozinho e fazem tudo muito rápido, mas que pra gente já é uma grande coisa”, diz.