Ministério da Agricultura amplia unidade de Beltrão

5 de julho de 2017

Uma portaria do Ministério da Agricultura, publicada nesta quarta-feira (05) ampliou a atuação da Unidade Técnica Regional de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (UTRA) de Francisco Beltrão, que agora atenderá 50 municípios. Isso se deve ao fechamento da unidade de Pato Branco, determinada por portaria publicada no dia 12 de maio. Devido a ampliação, o número de servidores em Beltrão aumentou de 6 para 12, visto que os 6 que estavam lotados em Pato Branco foram designados para a única unidade do Sudoeste.

Nesta quarta-feira o prefeito Cleber Fontana recebeu no gabinete os auditores fiscais Ricardo Alexandre Franco Simon, chefe  a UTRA em Beltrão, e Nelson Jorge da Rocha Iancoski, quando foi informado oficialmente da decisão. O prefeito comemorou a medida. “A manutenção deste órgão federal em nosso município é de fundamental importância devido ao trabalho realizado na área de vigilância agropecuária”, comentou Cleber.

A UTRA de Francisco Beltrão realiza a fiscalização sanitária de produtos de origem animal e vegetal, atua na defesa sanitária animal, fiscalização de material genético animal destinado a exportação, incluindo ovos férteis que são exportados. Também fiscaliza indústrias de medicamentos veterinários e fábricas de ração animal, dentre outras atribuições. A unidade conta com cinco médicos veterinários, um zootecnista e seis agentes de inspeção, que atuam na fiscalização de produtos de origem animal.

Além dos 42 municípios do Sudoeste, com a redefinição da jurisdição, a unidade regional de Beltrão atenderá Bituruna, Cruz Machado, Foz do Jordão, General Carneiro, Pinhão, Porto União, Reserva do Iguaçu e União da Vitória. “Essa portaria do ministério garante a manutenção da nossa unidade e aumenta a nossa estrutura, pois teremos o dobro de servidores para que possamos atender a demanda”, comenta Ricardo.