Maioria dos contribuintes pagou IPTU à vista em Beltrão

9 de abril de 2014

Luiz Geremia: quantidade de inadimplentes é baixa

Boa parte dos contribuintes de Francisco Beltrão optou pelo pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Finanças. Cinquenta e um por cento dos carnês foram quitados em parcela única até o dia 17 de março e com desconto de 10%.

Na avaliação do secretário da pasta, Luiz Geremia, os resultados são satisfatórios porque mostram, também, que menos pessoas estão inadimplentes no pagamento do imposto. “O restante dos contribuintes que optou pelo parcelamento, que pode ser em até seis vezes, já efetuou o pagamento da primeira parcela e há poucos casos de inadimplência”, explica.

Os pagamentos à vista representam R$ 6,7 milhões, em um total de R$ 13 milhões que a Prefeitura pretende arrecadar com a cobrança do IPTU e das taxas de coleta de lixo, iluminação pública e de combate a incêndio. Outro dado apontado pela Secretaria é o de que R$ 650 mil foram dados em desconto a idosos de baixa renda, portadores de necessidades especiais e de doenças, em forma de isenção do imposto.

Cerca de mil carnês ainda não foram nem entregues pelos Correios e nem retirados na Prefeitura. A quantidade, no entanto, não assusta, visto que alguns contribuintes imprimem o carnê via internet.