Lonqueador recebe segundo serviço de desassoreamento em dois anos

5 de maio de 2016

O rio Lonqueador começou a receber nesta semana mais um serviço de desassoreamento pela Prefeitura. Equipes iniciaram a dragagem de dejetos do rio nas proximidades da pista de atletismo do bairro São Cristóvão e nas próximas semanas irão limpar todo seu leito até o ponto em que deságua no rio Marecas, um trajeto de mais de 3 km.

“Tivemos um período muito chuvoso desde o segundo semestre do ano passado e, muitas vezes, com enxurradas que trouxeram terra e pedras das áreas mais altas para o leito do rio. Fazer este tipo de trabalho, além de deixar o local mais limpo, também melhora a fluidez da água”, explica o vice-prefeito e secretário de Urbanismo, Eduardo Scirea. O serviço já foi feito no córrego Progresso e também irá contemplar o Urutago, Três Pioneiros e as bacias de contenção.

Entre o fim de 2013 e 2014 a Prefeitura realizou a dragagem dos mesmos córregos, em uma parceria das secretarias de Urbanismo e Desenvolvimento Rural. O serviço é feito constantemente para evitar o represamento da água e inundações em épocas de fortes chuvas e também contempla limpeza com equipes do programa Prefeitura no Bairro no entorno dos córregos.