Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Lideranças da Água Branca conhecem projeto de avenida que cruzará o bairro

Publicado em

Da assessoria

Neto e Scirea mostram aos membros da comunidade o projeto da avenida, que terá até ciclovia

Neto e Scirea mostram aos membros da comunidade o projeto da avenida, que terá até ciclovia

Representantes do clube de mães, da Igreja e da comunidade de Água Branca conheceram nesta terça-feira o projeto da atual avenida Pato Branco, que corta o bairro e será pavimentada. A comitiva foi recebida pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) e pelo vice e secretário de Planejamento, Eduardo Scirea (PT), que apresentaram o projeto e esclareceram dúvidas.

A intenção da Prefeitura é tornar a rua uma avenida com 16 metros de largura, duas pistas com estacionamento lateral, calçada e a primeira ciclovia de Beltrão. O projeto também inclui a capacidade de aumento da largura para 25 metros, em uma segunda etapa de obras.

Segundo Scirea, existe uma verba de R$600 mil do deputado Assis do Couto para o calçamento, além do repasse de recursos de dois loteadores e a contrapartida de cerca de R$300 mil do Município para a pavimentação com calçamento, o que deve ser licitado dentro de 30 dias. O projeto também prevê a instalação de galerias pluviais e retirada de terras de pontos íngremes.

Historicamente, a avenida Pato Branco foi o primeiro acesso ao que seria a futura cidade de Francisco Beltrão, aberta ainda na década de 40. Hoje, a estrada ainda é de chão e há poucos anos foi compreendida na área urbana, com a expansão do perímetro urbano da cidade até à rodovia PR-483. “Ficamos satisfeitos em ver o que realmente será feito com aquela via que é importante, pois a previsão é de que o bairro cresça cada vez mais”, pontuou Renir “Chico” Comunello, presidente da comunidade.

A comitiva de lideranças também apresentou a preocupação com o espaço social da comunidade, que tem a intenção de melhorar o ginásio de esportes, que também é utilizado como pavilhão, e construir um centro comunitário adequado, principalmente porque realiza uma das mais tradicionais festas gastronômicas do município, a Fest Peru.

Para o prefeito Cantelmo Neto, esta aproximação com o poder público é importante para que o bairro receba melhorias. “Claro que não poderemos atender todos os pedidos que uma localidade possui, mas queremos dividir com a comunidade a priorização de ações; são as pessoas que têm que nos dizer o que é mais importante para elas”, afirma Neto.

Comentários

  • Arlan disse:

    este projeto será muito importante para o crescimento e desenvolvimento da água branca, porém existem outros pontos na cidade que sofrem com a falta de pavimentação asfáltica principalmente nas vias do bairro são miguel, próximo da Fabrica Raffer, onde já foi por diversas vezes palco de acidentes, tanto de carros quanto com caminhões, tudo porque as ruas têm um declive acentuado e por ser calçamento se torna escorregadio e perigoso para pedestres que a usam e as casas em torno dessas vias, onde mais cedo ou mais tarde um carro ou caminhão invadirá uma delas. Por exemplo, a rua São Gabriel, do bairro São Miguel é uma via com movimento moderado de veículos com todos os problemas já citados aqui, seria de vital importancia uma avaliação da prefeitura nesse ponto, inclusive a viabilização de lombadas. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *