IPTU 2017

17 de fevereiro de 2017

A entrega dos carnês do IPTU de 2017 em Francisco Beltrão será iniciada no dia 1º de março, às 12h00, no Espaço da Arte. A partir daí os contribuintes podem procurar o local para apanhar o carnê de segunda a sexta-feira, no horário das 08h00 às 20h00, ininterruptamente, inclusive no horário de almoço, visto que duas equipes do setor de finanças da prefeitura se revezarão para prestar o atendimento.

Estão sendo confeccionados 31.542 carnês, com previsão de arrecadação de R$ 19,2 milhões. O vencimento é 15 de março, com desconto de dez por cento (10%) no pagamento à vista. O imposto também pode ser parcelado em duas, quatro ou seis vezes, sem o desconto. A primeira parcela também deve ser quitada até o dia 15 do próximo mês.

O diretor de Administração Tributária da secretaria municipal de Finanças, Adair Perdomo Falcão, informou que a entrega dos carnês seria feita pelos Correios, mas alguns fatores fizeram com que houvesse atraso na confecção dos carnês, resultando na alteração.

Ele cita problemas técnicos com o sistema tributário, mudanças no padrão dos boletos, com o fim dos boletos sem registro, atendendo determinação da Federação Brasileira de Bancos, e também a demora da confecção dos carnês na gráfica, localizada em Belo Horizonte. Esta gráfica venceu a licitação realizada em outubro do ano passado para a produção dos carnês.

Para retirar o carnê a pessoa deve comparecer no Espaço da Arte a partir de 1º de março portando identidade ou CPF. Carnês de exercícios anteriores podem ser usados como comprovante. O contribuinte também pode imprimir o carnê pela internet, através do site da prefeitura (franciscobeltrao.pr.gov.br).

Adair enfatiza que o atraso no início da entrega, previsto inicialmente para meados de fevereiro, não deve acarretar problemas para os contribuintes, pois serão duas semanas para a adoção da medida. Também informa que a mudança vai trazer uma economia de R$ 53 mil para a prefeitura. Este valor seria utilizado para o pagamento do serviço dos Correios para fazer a distribuição.