Idosos prestigiam lançamento de Lei Estadual

9 de junho de 2017

000_0524

Na sexta-feira, 09, foi realizada a solenidade de lançamento da lei estadual 18.952/2017, de autoria do Deputado Estadual Wilmar Reichembach (PSC), que institui a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos. O evento foi organizado pela prefeitura de Francisco Beltrão, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e da Saúde, 8ª Regional de Saúde e Núcleo Regional da secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e aconteceu no Centro de Convivência de Idosos.

Dirigentes de grupos de idosos da cidade e do interior do município  lotaram o Centro de Convivência de Idosos, juntamente com lideranças de órgãos municipais e estaduais e de outros segmentos. A lei prevê que todos os anos, entre os dias 19 a 24 de junho, acontecerá a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, tendo como foco principal o repasse de orientações e prevenção em relação a quedas e outros acidentes domésticos.

Como a maioria das quedas de idosos ocorre dentro de casa, com medidas simples é possível tornar o ambiente mais seguro, dando melhor qualidade de vida aos idosos. Após os pronunciamentos aconteceu apresentação com “Os Caipiras”, do Grupo Théspis, abordando prevenção de acidentes domésticos.

O envelhecimento pode ser definido como um processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam a perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e ocorrência mais frequente de doenças. São considerados idosos indivíduos com idades a partir de 60 anos nos países em desenvolvimento e de 65 anos em países desenvolvidos. O limite de 60 anos foi adotado no Brasil e é considerado no estatuto do idoso e nas políticas brasileiras relacionadas ao envelhecimento.

Compuseram a mesa de honra o prefeito Cleber Fontana, acompanhado da Primeira Dama Joice, o deputado estadual Wilmar Reichembach e a esposa Mara, o vice-prefeito Antonio Pedron, com a esposa Rose, a presidente da câmara de vereadores, Elenir Maciel, a diretora da 8ª Regional de Saúde, Cintia Ramos, a secretária municipal de Saúde, Aline Biezus, o diretor da secretaria de Assistência Social, Leandro Legramanti, a diretora do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Atanazia Hellmann Pedron, a coordenadora dos Grupos de Idosos, Lucelia Bortot Rama, e o presidente do Grupo de Idosos da Cango, Antonio Marques, que representou as pessoas da terceira idade.