IDOSOS DEVEM REQUERER ISENÇÃO DE IPTU

19 de outubro de 2017

A secretaria municipal de Finanças de Francisco Beltrão informa que até  dezembro segue o prazo para os idosos solicitarem a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Segundo diretor de tributação da prefeitura, Adair Falcão, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos,  aposentados por invalidez, pessoas com necessidades especiais, portadores de vírus HIV e de câncer têm direito a isenção.

Para protocolar o pedido é necessário atender alguns requisitos, como ser proprietário de um único imóvel destinado a sua moradia e ter renda igual ou inferior a R$1.440,60 mensais. Uma equipe da secretaria também fará uma avaliação do valor venal do imóvel. É necessário que a pessoa procure o setor de IPTU da prefeitura com CPF, identidade, documentação do Imóvel e comprovante de renda atualizado (extrato bancário do saque do benefício).

Para pessoas com necessidades especiais, portadores de vírus HIV e portadores de câncer, a isenção é concedida independente de renda. É preciso apresentar CPF, identidade, além do laudo médico que comprove que possui necessidades especiais, vírus HIV ou câncer.

Estes requisitos se estendem aos demais membros da família do proprietário, desde que residam no mesmo imóvel. O contribuinte que já obteve isenções em anos anteriores também deve apresentar os documentos exigidos para atualização do cadastro. Como a dona Deolinda de Campos Lefchak de 68 anos, moradora do Jardim Floresta que já solicitou sua isenção. Em caso de dúvidas procurar o setor de IPTU da prefeitura, na rua Octaviano Teixeira dos Santos, 1000, ou ligue para (46) 3520-2157.