Horário de utilização da ciclofaixa poderá ser regulamentado

6 de fevereiro de 2014

Comitiva de empresários que reivindica flexibilização do uso da ciclofaixa por veículos foi recebida pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea

Uma comissão formada por empresários e vereadores foi recebida pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea, para debater adequações na ciclofaixa da rua Curitiba, inaugurada no sábado. A principal alegação é de que o espaço, dedicado exclusivamente o tráfego de ciclistas, pode prejudicar o comércio daquela rua por falta de estacionamento de veículos.

Para Scirea, é importante que haja bom senso na discussão da flexibilização do uso para o estacionamento de veículos, que poderá ser em horário comercial. “Toda grande mudança gera resultados positivos e outros nem tanto, mas nesta questão temos que preservar o que já foi conquistado, que é o espaço para a circulação de bicicletas”, afirmou. Até dia 20, o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), a Secretaria de Planejamento e a Lahsa montarão uma proposta e terão uma nova reunião com a comitiva.

A implantação da ciclofaixa na rua Curitiba segue uma adequação do município à lei 12.587, do governo federal, que obriga municípios brasileiros a priorizar meios de transporte não motorizados e coletivos.

A comitiva também mostrou preocupação quanto ao excesso de velocidade dos veículos que trafegam pelo binário e Scirea disse que a Prefeitura estuda instalar lombadas eletrônicas ao longo do trecho, além de adequações como a sincronização perfeita dos semáforos e horários para carga e descarga nas vias centrais. A Curitiba poderá ser a primeira rua a receber parquímetro para regulamentar o estacionamento rotativo.

Os vereadores Aires Tomazoni, Alfonso Bruzamarello, Ivanir Prolo, Cleber Fontana e Elenir Maciel acompanharam a reunião, além do diretor do Debetran, Rudimar Czerniaski, e dos secretários de Assuntos Estratégicos e de Administração, Gervásio Kramer e Saudi Mensor.