Horário de utilização da ciclofaixa poderá ser regulamentado

6 de fevereiro de 2014

Da assessoria

Comitiva de empresários que reivindica flexibilização do uso da ciclofaixa por veículos foi recebida pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea

Comitiva de empresários que reivindica flexibilização do uso da ciclofaixa por veículos foi recebida pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea

Uma comissão formada por empresários e vereadores foi recebida pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea, para debater adequações na ciclofaixa da rua Curitiba, inaugurada no sábado. A principal alegação é de que o espaço, dedicado exclusivamente o tráfego de ciclistas, pode prejudicar o comércio daquela rua por falta de estacionamento de veículos.

Para Scirea, é importante que haja bom senso na discussão da flexibilização do uso para o estacionamento de veículos, que poderá ser em horário comercial. “Toda grande mudança gera resultados positivos e outros nem tanto, mas nesta questão temos que preservar o que já foi conquistado, que é o espaço para a circulação de bicicletas”, afirmou. Até dia 20, o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), a Secretaria de Planejamento e a Lahsa montarão uma proposta e terão uma nova reunião com a comitiva.

A implantação da ciclofaixa na rua Curitiba segue uma adequação do município à lei 12.587, do governo federal, que obriga municípios brasileiros a priorizar meios de transporte não motorizados e coletivos.

A comitiva também mostrou preocupação quanto ao excesso de velocidade dos veículos que trafegam pelo binário e Scirea disse que a Prefeitura estuda instalar lombadas eletrônicas ao longo do trecho, além de adequações como a sincronização perfeita dos semáforos e horários para carga e descarga nas vias centrais. A Curitiba poderá ser a primeira rua a receber parquímetro para regulamentar o estacionamento rotativo.

Os vereadores Aires Tomazoni, Alfonso Bruzamarello, Ivanir Prolo, Cleber Fontana e Elenir Maciel acompanharam a reunião, além do diretor do Debetran, Rudimar Czerniaski, e dos secretários de Assuntos Estratégicos e de Administração, Gervásio Kramer e Saudi Mensor.




Pular para o conteúdo