Florestina, um exemplo de mulher

7 de março de 2018

Nesta quarta-feira, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que visa lembrar as lutas femininas por respeito e oportunidades iguais, além das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Para homenagear todas as mulheres pelo seu dia, a Prefeitura de Francisco Beltrão conta a história da dona Florestina Correa Soares Alves, de 79 anos,  uma mulher muito simpática e divertida. Ela frequenta o Centro de Convivência dos Idosos e mora no Condomínio do Idoso há oito anos. Florestina é casada há 52 anos com Valfrido Alves e está aposentada.

Ela trabalhou por mais de 23 anos na empresa Marel como auxiliar de produção e durante oito anos no Banco do Brasil na função de serviços gerais e fazendo café. O casal teve seis filhos e oito netos. Todos estudaram, mas ela não teve a oportunidade de estudar quando era criança e nem adolescente. Mas não desistiu. Depois de se aposentar resolveu aprender a ler e escrever, Florestina foi alfabetizada aos 65 anos.

“Eu mal sabia escrever meu nome, sempre trabalhei e nunca pensei nos estudos. Quando me aposentei decidi ir para a escola e percebi que nunca é tarde para aprender”, conta Florestina. Ela comenta que resolveu estudar para se comunicar melhor com os filhos através da internet.

Ela relata que tem dois filhos morando aqui na cidade, dois moram em Florianópolis, um em São Paulo e a única filha reside em Portugal. Com a internet fica mais fácil conversar com eles. Florestina precisava aprender a ler e escrever para mandar mensagens. Para ela, depois de ir para a escola ficou fácil conversar com os filhos e os netos. Ela continua estudando na Escola Municipal Bom Pastor e pretende concluir o ensino médio.