Eventos gratuitos serão atração na Expocultura 2013

19 de agosto de 2013

Soraia Quintana, coordenadora da 14ª Regional de Cultura e diretora do Departamento de Cultura de Beltrão

Durante uma semana, eventos gratuitos de vários segmentos culturais movimentarão praças, escolas, supermercados e outros locais públicos de Francisco Beltrão. Promovida pela 14ª Regional de Cultura e realizada pela Prefeitura em parceria com outros setores culturais do Sudoeste, a Expocultura pretende reunir artistas de diversos municípios da região de 30 de agosto a 6 de setembro.

A abertura será na sexta-feira, dia 30, quando, no Espaço da Arte será apresentada a peça teatral “Eu caso, Tu casas, Eles se separam”, comédia dirigida por Reikrauss Benemond que em junho e julho esteve em cartaz em Curitiba. O encerramento, no dia 6, terá a apresentação do grupo Terra Vermelha, que, juntamente com o pioneiro de Pato Branco, Ivo Thomazoni, interpretará um musical histórico da Revolta dos Posseiros de 1957. O evento também será no Espaço da Arte e tem patrocínio do curso de História da Unipar.

Ao longo dos dias entre a abertura e o encerramento, a Expocultura terá uma série de outros eventos, como a mateada cultural no sábado pela manhã no Calçadão, apresentações de danças, fanfarras, banda marcial e orquestras, recital de poesia, arte circense, contação de histórias e exposição de obras de artistas plásticos.

A coordenadora da 14ª Regional de Cultura e diretora do Departamento de Cultura de Beltrão, Soraia Quintana, diz que artistas da região estão sendo convidados para compor os eventos e espera a participação de todos os municípios do Sudoeste. “Os artistas beltronenses, e de outros municípios, é que farão a Expocultura e estarão contribuindo com o desenvolvimento cultural da região”, afirmou.

Na próxima semana será divulgado o cronograma completo com todas as informações das apresentações e eventos que compõem a Expocultura.