Em seis meses, Prefeitura já fez mais de 10 mil m2 de calçadas pelo Novos Caminhos

12 de abril de 2016

Prefeito Cantelmo Neto visitou a calçada na nova concessionária da Toyota em Beltrão, feita em parceria com o Município

Vários pontos na cidade receberam serviços para construção de calçadas através do programa Novos Caminhos, lançado em outubro do ano passado pelo governo municipal. Nesta semana, o programa atingiu a marca de 10 mil m2 de calçadas feitas em parceria com os moradores, que pagam apenas o paver e o acabamento do serviço e têm a mão de obra e produtos complementares custeados pela Prefeitura.

A aceitação do programa está sendo tão positiva que nos últimos seis meses foram feitas 242 novas calçadas e outros 340 moradores já estão com os serviços incluídos no cronograma da Secretaria de Urbanismo.

“O Novos Caminhos está superando nossas expectativas e, aos poucos, tem melhorado as condições de tráfego para os pedestres. Acreditamos que desta forma, na parceria com a população, vamos suprir o déficit por calçadas na cidade em um curto espaço de tempo”, afirmou o prefeito Antonio Cantelmo Neto, que nesta terça visitou alguns pontos contemplados pelo programa com o diretor de Mobilidade Urbana da Prefeitura, Alberto Andrade, e o assessor administrativo, Adams Brizola.

Cerca de R$ 560 mil estão sendo investidos pela Prefeitura para melhorar as calçadas da cidade através da parceria com moradores e por conta própria em equipamentos públicos e pontos de ligação entre locais de grande fluxo de pessoas. Além de não estarem padronizados, muitos dos espaços dedicados aos pedestres estão danificados ou não são pavimentados e tomados pelo mato, gerando cerca de 30% das reclamações que chegam até a Secretaria de Urbanismo.

Adesão ao programa

Os proprietários de imóveis interessados na parceria devem aderir ao programa, realizando um cadastro junto à Secretaria de Urbanismo, que vistoria o local e, aprovando o projeto, autoriza e programa a execução do serviço. Atualmente, seis calçadas novas são feitas toda semana através do Novos Caminhos, que inicialmente está priorizando ruas dos binários e as vias da área central; outras etapas irão contemplar as calçadas dos bairros.