Semana da Pátria é aberta no Calçadão

3 de setembro de 2018

Uma cerimônia realizada na manhã de sábado (1º) marcou a abertura da programação da Semana da Pátria em Francisco Beltrão. O prefeito Cleber Fontana, a vereadora Elenir Maciel (presidente da Câmara) e o Major Jaime Oliveira da Silva Lima, comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, foram os responsáveis pelo hasteamento das bandeiras. Na sequência o prefeito Cleber, a vereadora Elenir e o vice-prefeito Antonio Pedron se pronunciaram sobre a importância das comemorações na semana da Independência do Brasil.

O prefeito destacou a grandeza que será o desfile do dia 7. “Será o maior da história do município, com mais de 100 instituições e entidades. Outra novidade é a realização do desfile aqui no centro, na rua Tenente Camargo e com uma estrutura melhor para a comodidade do público, inclusive com arquibancadas”, comentou Cleber. Serão mais de três mil pessoas desfilando a partir das 09h00. As escolas e demais entidades iniciarão o desfile na esquina com a avenida Luiz Antonio Faedo, seguindo até a esquina com a rua Octaviano Teixeira dos Santos.

A abertura oficial também teve apresentações da banda, fanfarra e Coral infantil municipais, além do Grupo Sonata de Viola Caipira. Neste ano o tema é “O Melhor da Pátria é a Nossa Gente” e o lema “Somos Todos Brasileiros e Temos Orgulho das Nossas Origens”. Fazem parte da  organização representantes da secretaria municipal de Educação, Exército, Departamento de Cultura, Núcleo Regional de Educação, Departamento Beltronense de Trânsito, Guarda de São Cristóvão e Assessoria de Imprensa da prefeitura.

Na abertura realizada sábado integraram a frente de honra as seguintes autoridades: prefeito Cleber Fontana, acompanhado da Primeira Dama Joice; vice-prefeito Antonio Pedron; vereadora Elenir Maciel (presidente da Câmara); Major Jaime OIiveira da Silva Lima, comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado; Capitão Emílio e Aspirante Nascimento, do 21º Batalhão da Polícia Militar; Capitão Mafra, do Corpo de Bombeiros: Maria de Lourdes Bertani, chefe do Núcleo Regional de Educação; professora Rosa Vandresen, secretária municipal de Educação; professor Edilson Santos, coordenador da programação da Semana da Pátria; Marilda Galvan Ribeiro, diretora do Debetran; Mariah Ivonete Silva, diretora do Departamento de Cultura; Juliana Andrade, coordenadora de projetos do Departamento de Cultura; Alberto Piccinini, diretor do Instituto das Águas do Paraná e Valdeci Priester, diretor da 30ª Ciretran.