Semana da Pátria

1 de setembro de 2017

Uma linda solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, dia 1º de setembro, no Calçadão, abriu a programação da Semana da Pátria de Francisco Beltrão. O evento organizado pela secretaria municipal de Educação e Cultura teve início com o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Cleber Fontana, pelo comandante do 16º Esquadrão da Cavalaria Mecanizado, Major Luiz Fernando Coradini, e pela diretora Núcleo Regional de Educação, Maria de Lourdes Bertani.

O passo seguinte foi o momento ecumênico com a participação do pastor Fernando Alberto Araújo, presidente do Conselho de Pastores, padre Dilonei Muller, pároco da Concatedral Nossa Senhora da Glória, o Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl. Na sequência o  maestro Naor de Almeida apresentou, no saxofone, um trecho do Hino da Independência e o artista Gilmar Dallabetta declamou a poesia Retorno Bravo, de Ubirajara Raffo Constant.

O prefeito Cleber Fontana falou sobre a importância de resgatar o amor ao país, especialmente nas crianças. “Depositamos nossa esperança e nosso otimismo em vocês crianças. É por vocês que estamos trabalhando. Tenho esperança de que esta nova geração vai fazer um Brasil melhor”, comentou Cleber.

Sobre o momento atual do país, especialmente a crise política, o prefeito declarou: “temos um problema, vivemos um momento difícil, mas se olharmos para o passado vamos entender que isso é passageiro porque temos a melhor ferramenta para mudar, a nossa população e principalmente a nova geração que está vindo”.

“Algumas pessoas estão esquecendo da verdadeira missão dos homens públicos, mas tenho esperança que logo vamos mudar isso. Nós não estamos em guerra com outro país, mas em guerra com a nossa consciência. Estamos em guerra contra a corrupção e contra o comodismo”, disse Cleber.

Acompanharam o evento o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Antonio Pedron, a primeira dama Joice Bogoni Fontana, o presidente da Associação Empresarial, Marcos Guerra, secretários e diretores municipais, dirigentes de núcleos regionais estaduais, comandos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, Grupo de Escoteiros 14 de Dezembro, e estudantes dos colégios Nossa Senhora da Glória, Eduardo Virmond Suplicy e Beatriz Biavatti, das escolas municipais Maria Helena Vandresen, Maria Basso Dellani e Pedro Algeri. O Desfile Cívico de 7 de Setembro acontecerá na avenida União da Vitória, com início às 09h00, e terá a participação de 80 escolas e entidades.