Em Beltrão, professores municipais terão reajuste salarial de 13%, o dobro da inflação

26 de janeiro de 2015

Scirea: “aumento salarial com ganho real é um dos primeiros benefícios do novo Plano de Carreira”

Os professores das escolas e centros de educação infantil de Francisco Beltrão receberão já em janeiro reajuste salarial de 13,01%. O decreto que estabeleceu o aumento nos salários e os novos valores da tabela de vencimentos foi publicado na semana passada pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea, e é parte da promulgação do novo plano de Carreira do Magistério, em vigor a partir deste mês

“Este é um dos benefícios imediatos do plano: até então os educadores recebiam o mesmo reajuste do restante do funcionalismo, que era uma correção inflacionária, e em março; agora, antecipamos o reajuste para janeiro e com base no índice do Fundeb, que dá ganho real, não somente a inflação”, explica Scirea.

O reajuste dado pela Prefeitura é maior que o dobro da inflação e garante um ganho real de 7% no salário dos professores. A inflação de 2014, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA,) foi de 6,01%.

Com o reajuste, o salário inicial de professores com magistério para 40 horas semanais é de R$ 2.033,40, podendo chegar a R$ 3.050,00 para os que possuem mestrado. O piso nacional da categoria é R$ 1.917,30.

O aumento é feito com base no chamado índice do Fundeb, determinado pelo governo federal, mas que ainda não é cumprido pela maioria dos municípios brasileiros. A medida irá beneficiar cerca de 800 professores de rede pública municipal, inclusive os contratados através de Processo Seletivo Simplificado (PSS).