Professores e alunos recebem novos livros de geografia

28 de junho de 2018

Uma cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 27, na Escola Municipal Pedro Algeri, no bairro Miniguaçu,  marcou o lançamento oficial e a entrega dos novos livros de geografia que passam a ser utilizados pelos professores e alunos do 1º ano do 2º ciclo das 21 escolas da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão. A iniciativa é da administração municipal, através da secretaria municipal de Educação.

O livro paradidático “A Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Município de Francisco Beltrão” é resultado de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na área de geografia por integrantes do Grupo de Pesquisa, Representações, Espaço, Tempos e Linguagens Educativas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com apoio da secretaria municipal de Educação, com professores do 1º ano do 2º ciclo.

O livro é resultado das sugestões e das necessidades apresentadas pelos professores durante o período de formação continuada oferecida pela secretaria de Educação e do Grupo RETLEE, da Unioeste, devido à necessidade de atualização. O livro que vinha sendo utilizado na rede municipal foi elaborado em 2007, ou seja, há 11 anos. A  meta da secretaria é que, a partir de agora, o material seja atualizado com mais frequência.

Durante a cerimônia o prefeito Cleber Fontana destacou os investimentos que têm sido realizados pela administração municipal no setor da educação, não apenas em construções e reformas de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), mas também em material didático e capacitações dos profissionais. “Construir escolas e creches não é o difícil, a maior dificuldade é manter a estrutura e dar as condições necessárias para o bom funcionamento. Precisamos investir em pessoal, material didático, merenda escolar, transporte de alunos entre outras coisas”, explica Cleber.

Fizeram parte da frente de honra, além do prefeito, a secretaria municipal de Educação, Rosa Fiorentin Vandresen, a representante do Grupo RETLEE, Mafalda Nesi Francischett, a diretora pedagógica da secretaria de Educação, Marli Lenoch, a coordenadora pedagógica do 2º ciclo, Ivete Rotta Pereira, o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, João Maria Andrades, a presidente da APMF da Escola Pedro Algeri, Adriana Reolon e a diretora da escola, Sandra Maria de Oliveira Benedito.