Prefeitura apresenta conquistas aos professores em reunião com sindicato

31 de março de 2014

Em reunião com o sindicato dos professores municipais, prefeito Cantelmo Neto apresentou avanços concedidos pela Prefeitura à categoria

Em ao menos quatro pontos a Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Francisco Beltrão (Sintepfb) avançaram nas negociações que visam reformar a lei do magistério do município. As proposições ainda serão levadas para aprovação em assembleia da categoria, nesta terça-feira.

A proposta da Prefeitura garante a correção salarial dos professores em janeiro e pelo indicativo do Fundeb, o Fundo Nacional da Educação Básica. Até então, o salário era reajustado em março e com base em um índice que corrige somente a inflação.  Outros avanços assegurados são a progressão gradual do tempo destinado à hora atividade até que se atinja 1/3 da jornada de trabalho e a regularização previdenciária dos chamados AJTs, funcionários que dobraram sua jornada de trabalho e que, apesar de receberem o salário de forma integral, não podem acessar os benefícios previdenciários proporcionalmente a carga horária.

Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, que apresentou a proposta juntamente com a comissão que durante quatro meses estudou o plano entregue pelo Sitepfb, os avanços integram uma política forte da valorização profissional de todos os servidores, especialmente os da educação. “Após muita análise, concedemos de forma parcial as reivindicações da categoria, que foram muito bem estudados para que não causem descontrole financeiro e que garantem melhores condições aos educadores do município”, afirmou.

Em outros quatro pontos, Prefeitura e Sintepfb estudarão a viabilidade das propostas no prazo de um ano. As questões envolvem os avanços bienais, a concessão de auxílio transporte, a dobra de padrão e a licença para formação de pós-graduação stricto sensu.

Desde o ano passado, a categoria já conquistou outros avanços, como o pagamento do piso aos educadores infantis, estabelecimento de hora atividade de 5 horas, implantação de um processo seletivo simplificado para contratação temporária e redução em 50% no número de estagiários.