Prefeito Cantelmo Neto autoriza construção da maior creche de Beltrão, no Marrecas

13 de abril de 2016

O bairro Marrecas abrigará o maior centro de educação infantil de Francisco Beltrão, com capacidade para atender mais de 180 crianças. O início da construção da nova creche foi autorizado nesta quarta-feira (13) pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto, que assinou a ordem de serviço em evento no terreno em que a obra será edificada.

“A partir de agora, a construtora está autorizada a iniciar as obras para este que será um CMEI referência no atendimento à demanda de toda essa região da cidade por vagas de creche. Isso tudo se situa em um contexto de planejamento e reestruturação da educação infantil que viemos fazendo desde o início do nosso governo, ampliando vagas, valorizando os profissionais e melhorando a alimentação, aspectos pedagógicos e a qualidade da educação oferecida às crianças”, destacou o prefeito Cantelmo Neto no evento.

Nos últimos dois anos, o governo municipal inaugurou dois novos CMEIs nos bairros Cantelmo e Jardim Seminário e revitalizou outros três. A fila de espera por vagas, que era de 1.500 em 2013, caiu para 406 e a intenção da Prefeitura é zerá-la nos próximos três anos com a transferência de uma unidade na Cidade Norte e planejamento da construção de um CMEI na região Sul da cidade.

O CMEI do Marrecas terá mais de 1500 m2  de área construída, foi viabilizado através do Ministério da Educação e faz parte do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento). A obra foi licitada no final de março por pouco mais de R$ 2 milhões; a Empremac, construtora vencedora do processo e que irá executar o projeto, tem até um ano para concluir a creche.

Novo CMEI vai desafogar escola

Atualmente, o CMEI Cantinho do Céu funciona na mesma estrutura da Escola Germano Meyer e, devido a falta de espaço, algumas turmas de alunos têm aulas em salas do pavilhão da igreja do bairro. “A nova creche vai desafogar a escola e ainda será muito importante para as famílias que trabalham nas indústrias e empresas próximas e demonstra que o poder público está preocupado em acompanhar o crescimento do Marrecas”, destacou o empresário Cesar Solano, que também citou os investimentos da Prefeitura em asfalto e na nova unidade de saúde do bairro.

O secretário de Educação, Aldair Cambui, os vereadores Aires Tomazoni e Lurdes Pazini, os diretores do CMEI e da escola, Idelcia Navarini e Odolir dos Santos, e lideranças do bairro e da área da educação também participaram do ato desta quarta.