Para além da sala de aula, festival de xadrez e tênis de mesa exercita mente e corpo

13 de agosto de 2015

Prefeito Cantelmo Neto abriu o evento, que envolveu mais de 400 alunos

Uma parceria entre as secretarias de Educação e Esporte levou mais de 400 alunos de escolas municipais ao centro de eventos de Francisco Beltrão, durante o 14º Festival de Xadrez e 3º Festival de Tênis de Mesa. Apesar da competição, o principal objetivo do evento é estimular a prática dessas atividades entre os alunos.

O evento, segundo o secretário de Educação, Viro de Graauw, complementa o ensino de sala de aula. “Estimulamos através de várias formas práticas que estão além da sala de aula, principalmente as relacionadas ao esporte, porque isso reflete diretamente na capacidade do aluno em desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas”, afirmou.

Através do xadrez, por exemplo, a memória dos alunos é estimulada, além de concentração e estudo de estratégias. O tênis de mesa melhora a coordenação motora e estimula habilidades relacionadas à respiração e movimentação.

O festival foi aberto nesta quinta-feira (13), pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto, e também teve presenças do secretário de Esportes, Neri Schneider, e da vereadora Lurdes Pazzini. “Este é um projeto que fortalecemos porque acreditamos no poder transformador do esporte, principalmente quando está atrelado á educação”, resumiu o prefeito Neto.