Pai e filho, Semeadores de Sonhos encantam crianças na Semana da Leitura

20 de agosto de 2014

João e Jeronimo Bello em apresentação na Semana da Leitura: pai e filho já percorreram 520 mil km improvisando declamações, músicas, mágicas e charadas

“O que é que quanto mais a gente divide, mais aumenta?”, indaga o apresentador que, aos 60 anos, esconde a idade sob um macacão com a inscrição consertador de coração.  “É a alegria”, responde o filho e também colega de trabalho, aliviando o semblante das mais de 300 crianças da plateia.

A dupla, que já rodou 520 mil km se apresentando em palcos e ruas de vários países é uma das principais atrações da Semana da Leitura, promovida pela Prefeitura até sexta-feira no centro de eventos. Entre uma apresentação e outras dos alunos, João e Jeronimo Bello interagem com o público contando histórias, declamando poesias e arriscando charadas, mágicas e malabares, como se com sua arte imitassem a vida.

Intitulados Semeadores de Sonhos, os dois começaram a pegar a estrada se apresentando quase que de maneira profética: numa noite, João, que já tinha 45 anos e trabalhava com movimentos sociais, sonhou que deveria escrever um livro e levar sua mensagem ao mundo. Abandonou tudo para cumprir o destino: “vendi o que tinha para fazer três mil exemplares do livro; fiquei a pé, desempregado e com a família me chamando de louco”, relembra.

Após a publicação, prefaciada pelo Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, João buscou nas ruas e na cultura popular inspiração para apresentações improvisadas em uma época em que o stand-up não era moda. Depois, fez dupla com o filho e depois de 15 anos já contabiliza 1,3 milhão de espectadores em toda a América Latina. Foi na arte que se encontrou. “Sempre trabalhei pelos indígenas, sem terras e meio ambiente, mas de uma forma política. Na arte, não mudei uma vírgula do que acredito, mas ao invés do enfrentamento, preferi a sutileza”, afirma João Bello.

Atualmente, os Semeadores de Sonhos residem em Curitiba, mas até sexta-feira continuarão em Francisco Beltrão encantando as crianças que participam da Semana da Leitura. Ao todo, mais de 9 mil alunos da rede municipal de Educação passarão pelo local nos cinco dias do evento.