Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Escola do Jacaré inova o Tempo Integral

Publicado em

Em 2015 a Escola Municipal Epitácio Pessoa da comunidade de Seção Jacaré, interior de Francisco Beltrão, foi desafiada a pensar em um modelo de ensino que atendesse a tendência atual de escola em tempo integral. A partir do inicio do ano letivo de 2018 o método pioneiro foi iniciado dentre as escolas do campo.

A administração municipal está dando suporte aos trabalhos que também receberam apoio de representantes de segmentos voltados à educação. Um dos objetivos da proposta é diminuir o tempo de permanência das crianças no transporte escolar. Além disso, foram realizados estudos e pesquisas sobre esta modalidade de ensino, bem como um levantamento de dados da realidade das comunidades pertencentes à escola.

As aulas iniciam as 08h30min e se estendem até às 16h30min. Os alunos permanecem oito horas na escola, sendo que sete horas com atividades que contemplam a base nacional comum curricular e as modalidades elencadas pelos estudos como essenciais para atender a realidade local.

Segundo a diretora, Claudia Mattei, atualmente a escola atende 133 alunos em tempo integral, do 6º ao 9º ano na antiga estrutura e a educação infantil e o 5º ano na nova estrutura. “Pretendemos ampliar o atendimento a crianças que residem em comunidades do interior como Nova Secção, Linha São Paulo e Secção São Miguel para oportunizar a estas crianças, que não residem tão distante, também desfrutarem do ensino em tempo integral de excelente qualidade”, ressalta Claudia.

Além da base nacional comum curricular, foram incluídas as modalidades de Inglês, Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), Tradições Locais, Musicalização, Informática e Cozinha Experimental. A escola também dispõe da auto avaliação dos alunos, onde as crianças são estimuladas a pensar em questões como comportamento, organização, respeito e cooperação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.