Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Alunos com alergias alimentares recebem merenda adaptada

Publicado em

Da assessoria

Tantos os alunos dos CMEIs quanto os das escolas que são identificados com alergia ou intolerância a substâncias recebem merenda com receita diferenciada

Tantos os alunos dos CMEIs quanto os das escolas que são identificados com alergia ou intolerância a substâncias recebem merenda com receita diferenciada

Dezenas de alunos da rede municipal de Educação de Francisco Beltrão estão recebendo alimentação com receitas diferenciadas. São estudantes de escolas e centros de educação infantil (CMEIs) que possuem alergia ao glúten e intolerância à lactose e que recebem pães, bolachas e leite especialmente preparados e que não agridem o organismo.

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Educação, que identificou ao menos 19 crianças na rede com alergia ao glúten e elaborou o projeto para fornecer alimentos com a substituição dos componentes prejudiciais.

A distribuição começou na semana passada e já está tendo resultados, segundo a diretora do CMEI Idalino Rinaldi, onde uma das alunas tem 100% de alergia ao glúten. “O mais importante é que a criança não é discriminada pelos colegas, porque vai comer uma bolacha, por exemplo, igual a dos outros alunos, mas que na composição é diferente para não agredir seu organismo”, explica a diretora Maritânia Broering.

Quem tem alergia ao glúten pode sofrer com fadiga, diarreia, distensão abdominal e em casos extremos até erupções na pele e fechamento da traqueia quando ingere a substância. Por isso a Secretaria fornece semanalmente pães e bolachas feitos com farinha de arroz ao invés da farinha de trigo, além de leite de soja para alunos com intolerância à lactose e estuda ainda a inserção de outros produtos direcionados a alergias alimentares.

As receitas ainda estão em fase de testes e devem ser aperfeiçoadas, segundo o setor de Alimentação Escolar da Prefeitura: alguns detalhes técnicos, em consequência da substituição da farinha de trigo pela de arroz, ainda serão melhorados.

Os pães e bolachas são comprados através de chamada pública da agricultura familiar pela Prefeitura. São mais de 15 kg de produtos fornecidos a cada semana às escolas e CMEIs.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *