Ação inédita avalia alunos e ajuda a identificar problemas de saúde

23 de março de 2015

Aluna da Escola Bom Pastor durante avaliação odontológica na Semana Saúde na Escola, que acontece até sexta-feira em Beltrão

Até sexta-feira, mais de 7 mil alunos da rede municipal de educação deixarão a sala de aula por algumas horas para cuidar da saúde, durante atividade integrada das secretarias de Saúde e Educação. Em uma espécie de mutirão com diversos profissionais, a Semana da Saúde na Escola está envolvendo pretende identificar doenças e possíveis problemas de saúde nos alunos.

“Esta é a primeira vez que acontece uma ação destas integrada entre secretarias, o que nos possibilita ter um diagnóstico mais completo e encaminhá-lo corretamente para que, assim que identificada alguma dificuldade que comprometa o desenvolvimento escolar das crianças, os alunos tenham o atendimento correto”, explicou a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda durante a abertura da Semana Saúde na Escola, nesta segunda-feira (23). O prefeito Antonio Cantelmo Neto também participou da abertura do evento.

Nos próximos dias, todos os alunos serão levados ao centro de eventos, onde estandes de atendimentos foram montados. No local, os estudantes passam por uma bateria de exames que envolvem avaliações antropométrica, odontológica e de visão e uma análise da carteira de vacinação. Se algum problema é identificado, as equipes enviam a ficha do aluno à unidade de saúde do bairro em que mora, para que seja feita uma consulta médica e exames mais aprofundados.

Para o secretário de Educação, Viro de Graauw, as avaliações possibilitarão conhecer melhor as condições de saúde dos estudantes. “Agora vamos ter um panorama de que problemas são mais frequentes, se existe alguma regularidade e poder tratar melhor as crianças para termos uma geração mais saudável”, afirma Viro.

As atividades são desenvolvidas em parceria com a Unipar, que cede parte da equipe de professores e acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Educação física e Odontologia para realização das avaliações. Os dados coletados durante a Semana Saúde na Escola também serão fornecidos aos ministérios da Saúde e Educação para acompanhamento.