Duas máquinas estão sendo usadas na dragagem do Lonqueador

10 de outubro de 2013

Enquanto a escavadeira coloca a sujeira nos caminhões, uma retro fica dentro do rio limpando as encostas do muro de contenção

Enquanto a escavadeira com um braço adaptado retira os dejetos e os coloca nos caminhões, uma retroescavadeira de menor parte faz a limpeza das encostas dentro do rio Lonqueador, que está passando por processo de dragagem desde a última semana em Beltrão. Os trabalhos com as duas máquinas iniciaram na altura da rua Maringá e segundo o assessor de Assuntos Comunitários, Irineu Flach, visa melhorar a qualidade do serviço.

Desde o início dos trabalhos, cerca de 900 cargas de dejetos já foram retiradas do rio Lonqueador. O desassoreamento é feito em parceria entre as secretarias de Urbanismo e Desenvolvimento Rural.

O trabalho das máquinas e caminhões têm rendido elogios e atraído a curiosidade dos moradores do entorno do rio. “O que precisava era um serviço caprichado assim, com uma máquina dentro do rio e outra fora”, afirma o empresário Augusto Mafessoni, que há três anos quase teve sua retífica inundada pela água. A dona Zilma Sutile, que apesar de não morar tão próximo do local, diz que “a dragagem deixará mais tranquila”. A dragagem está sendo feita próxima a avenida União da Vitória.

A previsão da Prefeitura é de que o trabalho de dragagem prossiga pelos próximos 50 dias caso o tempo colabore. Além do desassoreamento, equipes também atuam na limpeza da parte externa do rio, paralela a marginal, e após a dragagem, farão a limpeza das ruas sujas pelo lodo que cai dos caminhões.