Dragagem do Córrego Progresso deve iniciar até o final do mês

19 de maio de 2014

Dragagem do Córrego Progresso deve iniciar até o final do mês

Ainda neste mês, o córrego Progresso, que passa pelos bairros Cristo Rei e São Miguel receberá obras para o desassoreamento do leito. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto, que reiterou que a medida não deve evitar enchentes como a do dia 1º de maio.

“O trabalho de desassoreamento serve para dar fluidez à água e evitar que o córrego transborde quando chove muito em um curto espaço de tempo, mas não evita o alagamento quando ocorre a cheia do Marrecas e a água fica represada pela rio”, explicou o prefeito.

No ano passado, a dragagem foi feita nos córregos Três Pioneiros, Urutago e Lonqueador. Sábado, moradores ribeirinhos ao Progresso fizeram manifestação pedindo providências da Prefeitura sobre a situação do córrego, que também precisa de consertos no muro de canalização, na rede pluvial e na avenida à sua margem.

Casas dos atingidos pela trincheira estão asseguradas

Cantelmo Neto também falou sobre as 48 famílias que foram retiradas de uma área de ocupação para a construção da trincheira e que aguardam a edificação de suas casas através do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Na semana passada, parte dos moradores fez um protesto a partir de informações inverídicas de que a Prefeitura mudaria o local de construção das casas.

Ao grupo que representa os atingidos que foi recebido na Prefeitura, Neto assegurou que as casas serão construídas no local inicialmente escolhido com os próprios moradores – na Santa Bárbara – e explicou que a tramitação do processo está demorando mais do que o esperado por uma questão ambiental que terá que ser adequada, mas que o aluguel social continuará a ser pago até a edificação das moradias.