Dia Mundial da Saúde

9 de abril de 2018

No sábado, 07, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde aconteceu uma campanha preventiva de saúde no Calçadão de Francisco Beltrão. Foram feitos testes rápidos de Hepatites B, HIV, sífilis, glicemia aferição da pressão arterial. A realização é da secretaria municipal de Saúde, em conjunto com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e acadêmicos do curso de medicina da Unioeste e do curso de enfermagem da Unipar. Foram atendidas 450 pessoas e realizados, no total, 1.000 testes e 150 aferições de Pressão Arterial.

Em poucos minutos os resultados ficaram prontos e a equipe que esteve trabalhando se empenhou de forma comprometida para que todos fossem atendidos de maneira satisfatória. “Esta ação confirma a importância do trabalho de prevenção e do diagnóstico precoce para tratar cedo e evitar as sequelas”, comenta a coordenadora SAE/CTA de Francisco Beltrão, Lia Beatriz Henke.

Cerca de 10 exames tiveram resultado positivo para Sífilis, Hepatites B e HIV, estas pessoas foram orientadas de como proceder. “É importante lembrar que estes exames são uma avaliação inicial e que todos os pacientes foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou para o SAE/CTA para exames complementares a fim de confirmar o diagnóstico”, esclarece Lia.




Pular para o conteúdo