Dia Internacional do doador de sangue

16 de junho de 2017

maior_cartaz_dia_mundial_do_doador_de_sangue_crf_prok

Em 14 de junho comemora-se o dia internacional do doador de sangue Uma única doação pode salvar até quatro vidas.  Durante o período de inverno os hemocentros recebem menos doações do que nos demais meses do ano, mas a demanda continua a mesma, por conta do grande número de acidentes e cirurgias de emergência que continuam acontecendo.

De acordo com o diretor do Hemonúcleo de Francisco Beltrão, Benvenuto Juliano Gazzi, o volume de captações está dentro do esperado, mas com a possibilidade de aumentar a demanda, é necessário que haja mais doadores espontâneos. Todos os tipos sanguíneos são importantes, porém o tipo AB é o que tem o menor número de doadores e algumas vezes falta no estoque. “Estamos conseguindo conscientizar cada vez mais as pessoas que devemos doar mesmo para estranhos e não esperar um conhecido ou familiar precisar de sangue para realizar uma doação. A doação espontânea é muito importante. Doar sangue é totalmente seguro, não tem risco para o doador nem para o receptor, uma vez que os materiais são descartáveis e todos os exames são realizados antes da utilização do sangue”, esclarece Juliano.

Luiz Carlos Boaretto de Dois Vizinhos é doador desde 2001 Ele conta que na época um familiar precisou de sangue e ele realizou a doação. “Após esta situação percebi a importância de doar sangue e resolvi realizar doações espontâneas e periódicas. Pelo menos duas ou três vezes por ano venho até o Hemocentro de Francisco Beltrão para doar sangue, é totalmente seguro e prazeroso poder ajudar outras pessoas”, declara Luiz Carlos.

Na triagem de doadores são obedecidas normas nacionais e internacionais. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador. Amostras de todas as coletas são enviadas ao Hemepar de Curitiba e lá são feitos todos os exames para identificar possíveis portadores de sífilis, doença de Chagas, hepatites B e C, AIDS e HTLV I e II, além da classificação sanguínea e do fator Rh.

Requisitos básicos para ser doador:

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos acompanhados pelos pais ou responsáveis)

Estar bem alimentado

Impedimentos temporários:

Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas

Gravidez

90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses

Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses

Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar seis meses

Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por sete dias

Cirurgia odontológica com anestesia geral: por quatro semanas.
Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses

Vacina contra gripe: por 48 horas

Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões

Herpes Zoster: apto após seis meses da cura