Convênio permitirá intercâmbio entre Beltrão e Campo Erê sobre desenvolvimento

28 de abril de 2015

Prefeito Cantelmo Neto assina convênio para cooperação na área de desenvolvimento com Capo Erê, observado pelo prefeito de Anchieta, Ari Prestes, João Machado (Conselho do Trabalho), prefeito e secretário de Desenvolvimento local de Campo Erê, Rudimar Borcioni e Nelson Duarte, e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Beltrão, Jovelina Chaves

Prefeito de Anchieta, Ari Prestes, João Machado (Conselho do Trabalho), prefeito Cantelmo Neto, prefeito e secretário de Desenvolvimento local de Campo Erê, Rudimar Borcioni e Nelson Duarte, e a secretária Jovelina Chaves

Um convênio de cooperação assinado nesta terça-feira (28) pelos prefeitos Antonio Cantelmo Neto e Rudimar Borcioni, de Francisco Beltrão e Campo Erê, permitirá o intercâmbio de informações relacionadas às ações de desenvolvimento realizadas nos municípios. O principal objetivo da proposta é colaborar para a criação de um projeto semelhante ao Centro Empresarial de Beltrão no Oeste catarinense.

“Temos hoje um Centro Empresarial consolidado que começa a desempenha um importante papel no desenvolvimento socioeconômico do município e se tornou referência para outras cidades que se preocupam com o tema. Certamente temos a disposição de colaborar com iniciativas semelhantes”, explicou o prefeito Cantelmo Neto.

O convênio foi assinado em evento comandado pela secretária Jovelina Chaves e reuniu o comitê gestor e os parceiros do Centro Empresarial, que já recebeu comitivas com representantes de outros 14 municípios e do Paraguai e Argentina para conhecer o modelo de trabalho do espaço.

O Centro Empresarial foi criado em 2013 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec) para desburocratizar e facilitar a busca de informações e orientações de empreendedores. Hoje o espaço mantido pela Prefeitura possui 30 instituições parceiras, que promovem eventos, capacitações e atendimentos de forma segmentada a várias classes empresariais e se tornou modelo no estado pela promoção da formalização de empreendedores e apoio aos MEIs.

A parceria

A ideia da parceria surgiu no início do ano, após visita de comitiva do Oeste de Santa Catarina ao Centro Empresarial. Na época, integrantes da comitiva sugeriram o aprofundamento de relações entre os municípios para troca de experiências exitosas.

Segundo o prefeito de Campo Erê, Rudimar Borcioni, o convênio será importante na implementação de políticas públicas de desenvolvimento a municípios menores. “Temos um olhar bastante parecido com o de Beltrão, de que é preciso fortalecer as pequenas empresas e microempreendedores, mas precisávamos de um caminho pra ampliar esses estímulos de uma maneira mais prática”, disse.

O convênio ainda deverá beneficiar os municípios de Anchieta – do qual o prefeito Ari Prestes também esteve presente – São Bernardino, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso, integrantes do Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal, em Santa Catarina.