Cantelmo Neto e Reichembach debatem proposta de aeroporto regional para o Sudoeste

18 de março de 2016

Proposta ganha força com apoio do prefeito de Francisco Beltrão e mobilização deve continuar em busca de apoio de lideranças da região e do estado   Da assessoria

Prefeito Cantelmo Neto recebeu o deputado Wilmar Reichmebach nesta sexta para debater a mobilização pelo aeroporto regional

Prefeito Cantelmo Neto recebeu o deputado Wilmar Reichembach nesta sexta para debater a mobilização pelo aeroporto regional

O projeto de implantação de um aeroporto regional para o Sudoeste foi o principal tema de um encontro entre o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto, e o deputado estadual Wilmar Reichembach. A proposta é apoiada pelo prefeito Neto e está recebendo apoio político para se viabilizar por meio de parceria entre os governos do Estado e da União. Desde 2013 Beltrão vinha trabalhando no projeto de modernização do aeroporto municipal Paulo Abdala através do Plano de Aviação Regional, do governo federal. O prefeito Neto acompanhou toda tramitação do anteprojeto, participando inclusive de reunião com a bancada paranaense de deputados federais, mas no final do ano passado os projetos de ampliação dos aeroportos de Beltrão e Pato Branco foram considerados inviáveis pela Secretaria de Aviação Civil devido ao alto custo do investimento. “Temos um cenário favorável para a implantação de um aeroporto regional porque o Sudoeste paranaense ainda é uma região que não é atendida por linha área e que tem capacidade e força política de mobilizar e pleitear avanços”, afirmou o prefeito Cantelmo Neto durante a reunião com o deputado Reichembach, nesta sexta (18) na Prefeitura. “Agora, esta é uma proposta que tem nosso apoio e da qual estamos dispostos a sentar e conversar para viabilizar”, completou Neto. O projeto de implantação do aeroporto regional é debatido há vários anos, mas vem ganhando força nos últimos meses. O deputado Reichembach e o presidente da Amsop (Associação dos Município do Sudoeste do Paraná) e prefeito de Marmeleiro, Luiz Bandeira, encabeçam a articulação política para viabilizar a obra e devem se reunir com deputados federais e lideranças ligadas aos governos federal e estadual para debater a questão. Estudo técnico feito pela Amsop em 2006 avaliou vários pontos e considerou uma área em Renascença como a melhor para instalação do aeroporto, que além de passageiros, também deve trabalhar com o transporte de cargas.