Via Tecnológica do Leite terá mais de 30 eventos em cinco dias

9 de junho de 2015

Considerado o maior evento indoor do estado na área, a Via do Leite acontece de 18 a 21 no centro de eventos de Beltrão

Durante os cinco dias de realização, a Via Tecnológica do Leite deste ano terá 31 eventos entre seminários, palestras e julgamentos de gado das raças Jersey e holandesa. Considerado o maior evento indoor do Paraná na área, a Via acontece de 18 a 21 deste mês, no centro de eventos de Francisco Beltrão com entrada gratuita.

“A cada edição estamos conseguindo melhorar o evento e dar um enfoque voltado à profissionalização do setor leiteiro da região, tanto que neste ano aumentamos a quantidade de dias e temos uma grade bem cheia”, explica a secretária de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi. Além da Prefeitura de Beltrão, a Via do Leite também é organizada pela Rural Leite, Emater, Seab e Secretaria de Agricultura de Verê.

Mais de 30 mil pessoas são esperadas para o evento, que neste ano buscou se popularizar com atrações durante o sábado e domingo (com julgamentos e premiações), mas sem perder o foco na capacitação de produtores rurais. Entre os eventos técnicos estão palestras sobre colostro, energias renováveis, pastagens e nutrição animal, além de seminários ministrados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Em todos os dias o evento terá uma feira das agroindústrias e também terá um enfoque político, com a visita do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e debates sobre o incentivo público à cadeia do leite.

Entre os destaques estão os julgamentos dos animais do Clube da Bezerra e do Pia (Programa de Inseminação Artificial) da Prefeitura de Beltrão, além dos julgamentos das raças jersey e holandesa.