Unidade da Embrapa no Sudoeste começará a funcionar neste mês

6 de junho de 2016

Representantes de instituições envolvidas na implantação da unidade se reuniram nesta segunda para planejar evento de instalação da Embrapa, no dia 24

Até o final de junho a região receberá os primeiro técnicos que irão trabalhar na Embrapa do Sudoeste. A instalação da unidade será realizada no próximo dia 24 pelo presidente da empresa pública, Maurício Antonio Lopes, em evento que apresentará os novos profissionais, o modelo de transferência de tecnologia com as instituições regionais e lançará o primeiro edital para projetos de pesquisa.

“Nos últimos meses a unidade da Embrapa foi implantada e seu formato de transferência de tecnologia e instituições parcerias definido; agora ela começa a funcionar na prática, mesmo que de forma insipiente, com pessoal e recursos para pesquisa”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural de Francisco Beltrão, Nelcir Basso.

Denominada Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), a Embrapa do Sudoeste terá o foco na agricultura familiar e será operacionalizada através dos campi de Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e o do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). Já no evento do dia 24, que foi debatido nesta segunda-feira por representantes da UTFPR, Iapar, Amsop e Prefeitura de Beltrão, outras instituições da região também irão assinar a adesão à governança da unidade.

A unidade da região irá funcionar dentro do campus da UTFPR e já começa com R$ 600 mil garantidos através de emenda parlamentar do deputado federal Assis do Couto: os recursos serão distribuídos entre projetos de pesquisa e a construção de um espaço próprio para a UMIPTT. “Ter a Embrapa na região fortalece nossa produção agropecuária em termos qualitativos e quantitativos”, destaca o prefeito Cantelmo Neto, que já sinalizou a compra de uma área junto à UTFPR para ser destinada à empresa pública.